Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 28

Ainda sobre filmes e documentários...

Sugestão: Estréia nesta sexta feira, 31/10, o documentário "Procedimento Operacional Padrão" sobre as condutas praticadas por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib. Vale a pena ficar atento, e assistir tão logo seja possível.

segunda-feira, outubro 27

Filme - Última Parada 174

Voltando à sugestão de filmes, semana passada houve estréia, no Brasil, do filme "Última Parada 174". Vale a pena conferir, e comparar com o documentário, Ônibus 174.
Interessante:
Em decisão do STJ, semana passada, excluiu-se da proteção da Lei Maria da Penha - que pune mais severamente os casos de violência cometida contra mulheres - a agressão verificada entre ex-namorados. No caso em pauta, o STJ entendeu não aplicar os pressupostos da lei, eis que os mesmos se destinam aos casos de violência no âmbito doméstico, particularmente entre marido e mulher.

domingo, outubro 26

Sugestão de Filmes

Os filmes e documentários também são uma boa fonte de estudo e reflexão. Relacionados com o Direito Penal, sugiro os seguintes:
- "A última chance - Em busca de Liberdade e Justiça";
- "Um escândalo de grandes proporções";
- "Carandiru";
- "Justiça";
- "A vida de David Gale";
- "Tropa de Elite";
- "Cidade de Deus";
- "Ônibus 174";
- "Ilha das Flores";
- "Os últimos passos de um homem;
- "O nome da rosa";
- "O homem que fazia chover";
- "Tiros em Columbine";
- "O júri";
- "Líquido X";
- ...
Há muitos outros...mas esse já é um repertório para quem quiser escolher e se deliciar. Aceitamos sugestões.

sábado, outubro 25

Alterações no Processo Penal

A Lei 11719/08, que entrou em vigor em 22 de agosto, promoveu uma série de alterações no Código de Processo Penal, particularmente no que pertine aos procedimentos. Fique atento !

Apresentação

Apresentação
Este blog foi criado para servir de apoio às disciplinas de Direito Penal e Estágio II - Prática do Processo Penal, do Curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas.