Pesquisar este blog

domingo, outubro 14

A propósito do Dia do Professor, a ser comemorado amanhã, 15

Pesquisando em meus arquivos encontrei algumas frases, provavelmente destacadas de algum texto ou livro cuja leitura realizei. Embora tenha buscado a autoria das mesmas, não encontrei (*). Publico aqui, dando crédito ao seu autor, mesmo que desconhecido. Aos que lerem, e identificarem a autoria, por favor, não deixem de informar. Abraços


“Um dos problemas do aprendizado é que o aluno não vê o professor aprendendo. Na verdade o professor, teoricamente, ensina, mas não se mostra aprendendo. Então, o aluno não tem exemplo moral do professor aprendiz...


“Como o educador, muitas vezes, não é um aprendiz, não acredita em si mesmo como alguém que aprende e também não pode acreditar no outro como alguém que aprende...”


E se o professor não acredita nele como aprendiz, também não acredita no estudante".


“O professor aprendiz é aquele que também está junto com o aluno, com curiosidade de saber as coisas...”


“Educar para o presente é fazer com que o aluno viaje para o futuro, porque assim, quando ele voltar para o presente com a memória do futuro, a vida dele vai ter significado...”.


“Por que se exige que o professor seja trandisciplinar, interdisciplinar, multidisciplinar, transversal, e não se dá tempo para que ele pesquise? Como é possível exigir de um professor que ele seja um autor, um inovador, se ele não tem tempo nem ócio para ser um transgressor do conhecimento?"


“Que coisa mais difícil é educar professor...”.


“O professor se vê, de repente, diante do não conhecido. Terá de aprender a dizer: Isso eu não sei...”Aqueles que não suportam a insegurança, é claro, preferirão continuar a dar os programas de sempre”.


“O professor precisa dizer eu não sei, e não se envergonhar disso – é dessa situação que o professor que dá a matéria, dá o programa, está livre, porque ele sabe o programa. Essa liberdade de dizer eu não sei, eu estou aprendendo, é algo que o professor precisa aprender, pois não saber é o início da aprendizagem...”!!


“Se você  ensinar sem trabalhar com o tempo real, você falha...”.


“ O professor tem que trabalhar a questão da possibilidade e da curiosidade...E se há um caminho para fazer isso, é fazer com que o mundo real tenha significado para o aluno”.


“É preciso ter olho novo para ver as coisas velhas de maneira diferente...”.

(*) Acredito que todas essas manifestações sejam de Maurice Tardiff. 

Um comentário:

Renê B Johann Jr disse...

Lendo essa postagem lembrei de uma frase que ouvi em uma palestra e achei muito interessante:

"Os professores até abrem as portas, mas os alunos devem entrar sozinhos"

Segundo o palestrante, a frase seria um antigo provérbio chinês.

Abraços e parabéns pelo dia.