Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 10

Relações Exteriores rejeita proibição de divulgação de inquéritos


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional rejeitou na quarta-feira (9) proposta que impede autoridades policiais e militares de divulgar para a imprensa informações sobre investigações. A medida está prevista no Projeto de Lei 410/11, do deputado Fábio Faria (PSD-RN).

Pela proposta, fica vedada a divulgação de dados de inquéritos em andamento ou concluídos, das técnicas empregadas pelos criminosos e dos métodos utilizados pelos policiais na investigação. O projeto também proíbe a publicação dos produtos de roubo ou das vantagens alcançadas com a prática do crime.

O autor da proposta argumentou que esse tipo de divulgação acaba por estimular a atividade criminosa. O relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), no entanto, lembrou que a publicidade integral dos atos processuais é princípio constitucional no País. “A informação sobre o modo de operação não prejudica o interesse público”, afirmou Patriota.

Tramitação

A proposta, que já havia sido aprovada em uma versão mais branda pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: