páginas

segunda-feira, maio 9

Um em cada oito juizes federais que atuam em varas criminais vive sob ameaça no Brasil

Quarenta dos cerca de 300 juízes federais de varas criminais do país estão sob ameaça do crime organizado. O levantamento é da Associação dos Juízes Federais, Ajufe, que considera a proteção feita pela Polícia Federal ainda insuficiente. Para a juíza Salise Monteiro Sanchotene, da 2ª Vara Criminal de Porto Alegre, a realidade brasileira, aos poucos, se aproxima dos magistrados que atuam no Rio Grande do Sul.

" Com o tempo nós também vamos ter esse problema que colegas de Rio de Janeiro e São Paulo têm enfrentado", disse a juíza. "Hoje não temos como requisitar o apoio da Polícia Federal. Podemos solicitar aos órgãos superiores que coloquem agentes da PF à disposição do juiz que está ameaçado. Mas esse não é um trâmite rápido, é burocrático da forma como acontece e nem sempre a polícia tem efetivo. Estudos da segurança indicam que são necessários de 12 a 19 agentes para a segurança. Hoje, não é possível contar nem com a metade."

A Polícia Federal, através da assessoria de imprensa, tem informado que desconhece esse número divulgado pela Ajufe e afirma ainda que toda proteção que tem sido realizada, como a que ocorre com um juiz federal do Mato Grosso do Sul que é especializado no combate a crimes financeiros e ameaçado de morte por organizações que atuam na fronteira do Estado com o Paraguai. No mesmo Estado, o DPF informou que há proteção a duas juizaz que eram alvo  um plano de morte.

A Ajufe defende a criação de uma polícia judiciária, dedicada exclusivamente à proteção dos magistrados.

Casos mais frequentes têm sido registrados no Norte e Nordeste brasileiro. Rio de Janeiro e São Paulo também contabilizam ameaça aos juízes que combatem o crime organizado.
(Com informações da Ajufe)

Comentário meu: Em Pelotas há informações não oficiais de que alguns juizes federais contam, ou já contaram, em momentos específicos, com proteção policial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário que será moderado pela editora do Blog.