Pesquisar este blog

sábado, agosto 20

Duas cidades com baixo índice de criminalidade: Borá (SP) E São José do Inhacorá (RS)

Portas de casa abertas, chaves de carros e motocicletas na ignição, bicicletas sem cadeados. Isso é possível no Brasil, em pelo menos duas cidades: uma no Rio Grande do Sul e, outra, em São Paulo.

Borá, no interior de São Paulo, e São José do Inhacorá, no Rio Grande do Sul,  são detentoras do título de cidades menos violentas do país.

A cidade paulista tem 805 habitantes, e o último crime de homicídio – passional – aconteceu na cidade em 2004. Já na cidade gaúcha, o último registro policial foi em abril deste ano: furto de uma mesa velha de uma residência abandonada na área rural da cidade.

O Delegado da cidade paulista diz que em Borá há criminalidade. Contudo, os delitos acontecem em escala muito pequena, e são quase sempre de menor potencial ofensivo.

Segundo a autoridade, os crimes de maior incidência são os contra a honra (injúrias, calúnias e difamações).

Para o policial a presença da polícia é essencial para manter a ordem. A pacificação social, para além advém da constante vigilância policial.

Já em São José do Inhacorá, cidade distante 480 Km de Porto Alegre, a capital gaúcha, embora existam câmeras de vigilância nos acessos e na área centra da cidade, há dois anos não há registros de violências ou crimes dignos de nota.

O Prefeito da cidade comemora essa feito, mas mantém-se vigilante, especialmente porque crescem, nas cidades vizinhas, os roubos  a bancos e cooperativas, o que indica que os criminosos estão trocando as cidades grandes pelos centros menores.

Na cidade gaúcha a Brigada Militar também acredita que a presença da polícia de maneira constante e a proximidade com a população são fatores que reduzem a criminalidade.

Além disso, em ambas as cidades, o elevado nível de emprego é apontado como um dos principais fatores a influenciar na baixa criminalidade.

Fonte: Terra Notícias

Nenhum comentário: