O Ministério Público de Gravataí denunciou 12 pessoas nesta quinta-feira, 23, em desdobramento de um sequestro ocorrido no final do ano passado no município. O episódio culminou na morte de um dos reféns, agricultor no Paraná.
Conforme o promotor de Justiça André Luis Dal Molin Flores, de Gravataí/RS, oito integrantes de uma quadrilha foram denunciados pela prática dos crimes de formação de quadrilha armada e extorsão mediante sequestro com resultado morte.
A quadrilha, com integrantes gaúchos e paranaenses, vinha cometendo vários sequestros no Rio Grande do Sul, atraindo vítimas do Paraná, com o pretexto de falsa venda de máquinas agrícolas.
Os denunciados são Claudemir Corrêa dos Santos, Fábio Eliandro Kelm Zarbock, Márcio Lourival da Silva e João Rodrigues Ferreira, que se encontram presos, além de outros quatro criminosos que estão soltos.
Delegados
Também foi denunciado o delegado de Polícia gaúcho Leonel Fagundes Carivali pela prática de homicídio qualificado, uma vez que agiu com dolo eventual na morte do refém, quando do “estouro” do cativeiro. Outros dois delegados, Danilo Zarlenga Crispim e Renato Bastos Figueiro, e um investigador de Polícia do Paraná, Fábio Lacerda Gusmão, do órgão policial TIGRE, também foram denunciados, em razão de omissão penalmente relevante com relação ao crime de extorsão mediante sequestro, por não terem evitado o crime quando podiam e deviam evitá-lo, dada a condição funcional dos policiais civis.
Fonte: Site do MPRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário