Pesquisando em meus arquivos encontrei algumas frases, provavelmente destacadas de algum texto ou livro cuja leitura realizei. Embora tenha buscado a autoria das mesmas, não encontrei (*). Publico aqui, dando crédito ao seu autor, mesmo que desconhecido. Aos que lerem, e identificarem a autoria, por favor, não deixem de informar. Abraços
“Um dos problemas do aprendizado é que o aluno não vê o professor aprendendo. Na verdade o professor, teoricamente, ensina, mas não se mostra aprendendo. Então, o aluno não tem exemplo moral do professor aprendiz...”
“Como o educador, muitas vezes, não é um aprendiz, não acredita em si mesmo como alguém que aprende e também não pode acreditar no outro como alguém que aprende...”
“E se o professor não acredita nele como aprendiz, também não acredita no estudante".
“O professor aprendiz é aquele que também está junto com o aluno, com curiosidade de saber as coisas...”
“Educar para o presente é fazer com que o aluno viaje para o futuro, porque assim, quando ele voltar para o presente com a memória do futuro, a vida dele vai ter significado...”.
“Por que se exige que o professor seja trandisciplinar, interdisciplinar, multidisciplinar, transversal, e não se dá tempo para que ele pesquise? Como é possível exigir de um professor que ele seja um autor, um inovador, se ele não tem tempo nem ócio para ser um transgressor do conhecimento?"
“Que coisa mais difícil é educar professor...”.
“O professor se vê, de repente, diante do não conhecido. Terá de aprender a dizer: Isso eu não sei...”Aqueles que não suportam a insegurança, é claro, preferirão continuar a dar os programas de sempre”.
“O professor precisa dizer eu não sei, e não se envergonhar disso – é dessa situação que o professor que dá a matéria, dá o programa, está livre, porque ele sabe o programa. Essa liberdade de dizer eu não sei, eu estou aprendendo, é algo que o professor precisa aprender, pois não saber é o início da aprendizagem...”!!
“Se você ensinar sem trabalhar com o tempo real, você falha...”.
“ O professor tem que trabalhar a questão da possibilidade e da curiosidade...E se há um caminho para fazer isso, é fazer com que o mundo real tenha significado para o aluno”.
“É preciso ter olho novo para ver as coisas velhas de maneira diferente...”.
(*) Acredito que todas essas manifestações sejam de Maurice Tardiff.
(*) Acredito que todas essas manifestações sejam de Maurice Tardiff.
Um comentário:
Lendo essa postagem lembrei de uma frase que ouvi em uma palestra e achei muito interessante:
"Os professores até abrem as portas, mas os alunos devem entrar sozinhos"
Segundo o palestrante, a frase seria um antigo provérbio chinês.
Abraços e parabéns pelo dia.
Postar um comentário