Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 17

SP certifica 500 agentes para fiscalizar Lei Antiálcool‏

 Foi realizada nesta quarta-feira, 16, a formatura dos 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon-SP que irão fiscalizar a nova Lei Antiálcool para menores, sancionada em outubro.
Ao longo do último mês os fiscais passaram por capacitação técnica da Secretaria da Saúde na campanha 'Álcool para menores é proibido'. Eles receberam materiais informativos e foram treinados sobre a nova legislação, suas atribuições, aspectos jurídicos, formas de abordagem dos proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos e procedimentos para a aplicação das penalidades previstas em caso de descumprimento da lei.
Durante um mês os agentes percorreram cerca de 10 mil estabelecimentos em blitze educativas para orientar os proprietários e responsáveis, além de entregar material informativo sobre os objetivos da lei. Na próxima sexta-feira, 18, uma grande e última blitz educativa será feita nas principais cidades paulistas, antes do início da fiscalização com multas e interdições, a partir de sábado, 19.
Pela nova legislação, os bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, não poderão vender, oferecer nem permitir a presença de menores consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade.
Os 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon-SP foram especialmente treinados para garantir o cumprimento da nova lei. São 200 fiscais na capital e outros 300 na região metropolitana, interior e litoral.
A nova lei paulista determina sanções administrativas, além das punições civis e penais já aplicadas pela legislação brasileira, a quem vende bebidas alcoólicas para menores de idade. Está prevista a aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por até 30 dias, ou até a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS.
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário: