Pesquisar este blog

domingo, julho 22

Agradecimento: posse dos Coordenadores de Cursos da UCPel

Foto enviada pelo meu ex-aluno William Machado. 

Obrigada a todos os amigos e leitores que enviaram mensagens, flores ou manifestaram, pessoalmente, votos de sucesso no desafio que se impõe de coordenar o Curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas. 

Abaixo, publico a íntegra do discurso que fiz, em meu nome, e em representação a todos os coordenadores empossados na solenidade do dia 19 de julho.

Mais uma vez, muito obrigada.

Ana Cláudia Lucas


Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Jacinto Bergmann, arcebispo da arquidiocese de Pelotas e Chanceler da Universidade Católica de Pelotas
Excelentíssimo Senhor Professor Doutor José Carlos Bachettini Junior, magnífico reitor da Universidade Católica de Pelotas.
Excelentíssima Senhora Professora Patrícia Haertel  Giusti, digníssima Pró-Reitora acadêmica
Excelentíssimo Senhor Professor Eduardo Luis Insauriaga dos Santos, digníssimo Pró-Reitor Administrativo.
Excelentíssimos Senhores Professores Diretores dos Centros,
Caríssimos Colegas Coordenadores,
Diletos professores e professoras da Universidade,
Estimados funcionários,
Queridos alunos,
Senhoras e Senhores


Quero, inicialmente, agradecer aos colegas integrantes da reitoria a confiança que demonstraram – e que depositaram em cada um de nós – ao fazerem-nos o convite para que assumíssemos a coordenação de nossos respectivos cursos.

Hoje, empossados, queremos dizer da alegria de estarmos fazendo parte, agora como gestores, desse novo momento da Universidade.

Não é imperioso dizer, mas talvez não seja dispensável reafirmar, que seremos absolutamente leais aos propósitos de conduzir a Universidade Católica de Pelotas ao lugar de destaque que ela merece, menos por vaidade, e mais pela forma como desejamos vê-la atuar  e interferir na comunidade onde está inserida, e na vida de cada um de seus protagonistas.

Para isso, não há um caminho certeiro, e seguro, isento de dificuldades ou fracassos.  Mas certamente há um itinerário, que todos nós deveremos trilhar, e que se inicia exatamente pelo projeto de tornarmos a Universidade Católica numa universidade verdadeiramente comunitária.

Temos a energia necessária para a realização do imprescindível processo de transformação que a Universidade necessita experimentar. Mas não podemos realizar nada, absolutamente nada sozinhos. Nem mesmo em pequenos grupos.

Precisamos, ao contrário, unir forças, somar e arregimentar todos os demais atores que integram essa realidade que é a Universidade, para que, unidos, no compromisso de uns com os outros, possamos ser uma universidade de ensino-aprendizagem de qualidade reconhecida; para sermos um centro de conhecimento de referência; para que nos tornemos, enquanto instituição, agentes promotores de inovação social e cultural; ao mesmo tempo em que possamos ser uma comunidade aberta, unida e sustentável com base na identidade cristã e na transparência, consolidando, assim os cinco pilares da administração superior, os quais já estão incorporados, professor Bachettini, em nossa perspectiva de trabalho.  

E para que isso aconteça é necessário que reconheçamos nossos méritos e deméritos; que quebremos certos tabus que nos impedem de reconhecer a existência de aspectos negativos de nossos comportamentos individuais e coletivos que interferem diretamente na Universidade que somos, e que desejamos transformar. Tenhamos humildade para perceber os equívocos, mas fundamentalmente, empenho para suplantá-los. Com competência podemos intervir na realidade que está posta, desfazendo-a, quando e se for preciso, para reconstruí-la de modo mais bem aprumado.

Além disso, colegas precisamos refletir, diariamente, acerca da responsabilidade que temos em nossas mãos.

Não somos, apenas, gestores, professores, alunos, funcionários, somos UNIVERSIDADE. E Universidade universaliza.

Registro que esse é um discurso impregnado de esperança. De uma esperança gostosa que nos permite acreditar, com os pés no chão e com a alma nas alturas, que somos capazes de construir  uma universidade diferente,  uma universidade que se reconhece responsável pelo papel que precisa bem desempenhar na comunidade onde está inserida.

Parafraseando uma publicidade espanhola não é inoportuno dizer:

“Essa Universidade tem problemas...
A gente dessa Universidade é boa.
Mas às vezes faz coisas não boas.
Mas a gente desta Universidade está aprendendo o valor de uma coisa: da competência em achar soluções”.

Registrem, todos, o nosso compromisso e a nossa absoluta determinação em achar estas soluções.

Que Deus nos ilumine, nos proteja e nos guarde.

Muito obrigada

Nenhum comentário: