Pesquisar este blog

quarta-feira, julho 4

Força Tarefa aumenta em 66% esclarecimentos e identificação de autoria de crimes de homicídio em junho


Com a criação da Força Tarefa de homicídios da Polícia Civil houve um aumento na identificação de suspeitos de serem autores de homicídios.

A Força Tarefa foi implantada em 1º de junho deste ano, com duração prevista de 120 dias, com um efetivo de nove delegados de polícia, um para cada município, e 72 agentes, divididos em grupos de oito para cada cidade.

 A Força Tarefa engloba os municípios onde se concentram cerca de 60% dos crimes de homicídio do Estado. São eles: Gravataí, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas.

A Força Tarefa contra os homicídios foi desenvolvida pela Polícia Civil em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, com a atuação de outros órgãos do Estado, como a Brigada Militar e o Ministério Público, cada um em sua área de atribuição.

Pelo levantamento realizado pela Divisão de Planejamento e Coordenação (Diplanco) da Polícia Civil, comparando os resultados de 2011 e 2012, somente no mês de junho, verificou-se que houve um aumento no esclarecimento dos homicídios em 66% em 2012, com variação de 492% do esclarecimento em relação aos dados de 2011. Estes dados foram apresentados pelo Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, na manhã desta quarta-feira (04/07) em reunião com o Governador do Estado, Tarso Genro.

No município de Caxias do Sul, por exemplo, houve um índice de 91% de esclarecimentos, com uma variação de 1.452% em relação a 2011. Em Guaíba o esclarecimento dos homicídios em 2012 foi de 60%, com variação de 260%, em relação a 2011. Gravataí 100% dos homicídios foram esclarecidos em 2012, sendo a variação de 300%. Alvorada teve 44% dos crimes de homicídio esclarecidos em relação ao ano passado. Viamão, 75% e a variação de 575%, em relação a 2011. Já em São Leopoldo 44% dos casos foram esclarecidos. Novo Hamburgo teve um índice de 50% de esclarecimento, com uma variação de 83%. Em Passo Fundo foram esclarecidos 85% dos crimes de homicídio e em Pelotas 57% dos crimes foram esclarecidos, com 128% de variação.

A Força Tarefa prossegue nesses municípios, com a intenção de aumentar ainda mais o índice de esclarecimentos. Para o Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, "o objetivo é dar uma pronta resposta à sociedade com a elucidação dos crimes ocorridos, bem como possibilitar a punição do indivíduo pelo Estado, angariando elementos de autoria e materialidade para a condenação do cidadão infrator, atendendo, assim, com a função principal da Polícia Civil: investigação criminal qualificada".

Concluído o prazo inicial da atuação da Força Tarefa, a Chefia de Polícia pretende lotar servidores para substituir os policiais que vieram do Interior. A intenção é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e que tem demonstrado pelos dados apresentados neste primeiro mês pela Diplanco um aumento significativo no esclarecimento e identificação dos crimes de homicídios.

Fonte: Site da Polícia Civil do RS

Nenhum comentário: