Pesquisar este blog

sábado, dezembro 17

Inquérito sobre fraude no vestibular em Pelotas é remetido à Justiça


A Polícia Civil remeteu à Justiça nessa sexta-feira (16/12) o inquérito que investigava a tentativa de fraude ao vestibular de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Segundo o delegado Sandro Bandeira, titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Pelotas, responsável pelo inquérito, pelo menos dez pessoas estariam envolvidas na tentativa de fraude.

 Um homem, de 46 anos, que estaria à frente do esquema, é acusado de aplicar golpes em outros vestibulares e em concursos desde 2003. As duas irmãs descobertas realizando a prova no lugar de outras duas meninas também foram indiciadas.

De acordo com o delegado Bandeira, o indivíduo, conhecido por “Júnior Pé de Chumbo” responderá por falsificação de documentos e estelionato.

Duas irmãs, uma de 21 e outra de 17 anos, estariam envolvidas no esquema.

A maior foi indiciada por falsidade ideológica e por uso de documento falso.

A outra, de 17 anos, teve um relatório de investigação de ato infracional, também por falsidade ideológica e por uso de documento falso, encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude de Pelotas.

As duas permaneceram em Pelotas, em companhia do pai, até a última semana, quando receberam autorização da Justiça para deixar a cidade e voltar para Minas.

Todos os dias de hospedagem e o veículo alugado para o retorno da família foram financiados pelo aliciador, natural de Goiás – completa o delegado.

Também no dia do vestibular, outras seis pessoas, de cinco estados diferentes, foram retiradas das salas do vestibular com celulares.

Em alguns dos telefones estavam mensagens com gabaritos codificados tal quais os enviados para as irmãs.

Depois do registro policial, os seis foram liberados com os celulares já que, como afirma o delegado Sandro Bandeira, até então não havia evidência de crime. Mas, agora, deverão ser ouvidos.

Fonte: Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal - SIPAC 18ª DPR  e 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas

Nenhum comentário: