Pesquisar este blog

domingo, abril 22

Secretário de Segurança manda apurar uso de viaturas em festa de chefe da Polícia Civil na Capital


Por ordem da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil vai abrir uma sindicância para apurar o uso de viaturas oficiais por parte de delegados e agentes que estiveram na festa de aniversário do chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Junior, na última quinta-feira.

Foto de Ronaldo Bernardi, Agência RBS
Site Zero Hora
A presença de carros da corporação na comemoração dos 46 anos do delegado foi registrada por uma equipe de Zero Hora na noite de quinta-feira. Foram vistos no estacionamento da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na zona sul da Capital, 19 viaturas — cinco preto e branco e 14 em cores variadas, sem o logotipo da corporação, as chamadas viaturas discretas.

Por meio da assessoria de comunicação da SSP, o secretário Airton Michels afirmou que vai chamar o delegado Ranolfo para uma conversa, que poderá ocorrer nesta segunda-feira. A ordem será instaurar uma apuração interna para identificar quem teria usado indevidamente carros oficiais discretos.

Somente os policiais que estavam em serviços de plantão ou em escalas de sobreaviso naquela noite poderiam se deslocar com viaturas até a AABB para abraçar o chefe de Polícia. É praxe esses delegados e agentes rodarem com os carros oficiais, pois podem ser acionados a qualquer momento para atendimento de ocorrências.

Entre as viaturas discretas, 11 eram do modelo Focus, a maioria de repartições policiais da Capital e da Região Metropolitana. Um deles pertenceria à Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, mas o titular, Cléber Ferreira, garante que nenhum carro da delegacia foi usado para ir ao aniversário.

O secretário Michels também quer saber de Ranolfo o motivo para que seis agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), grupo de elite da Polícia Civil, fardados e armados, atuarem no serviço de recepção e de segurança da festa. Para o secretário, pareceu desnecessária a convocação do GOE. A forma como a sindicância será conduzida e o prazo deverão ser definidos nesta segunda.

Tradicionalmente, o aniversário do chefe de Polícia é tratado como evento institucional da corporação, com convidados pagando o ingresso para o jantar. Na festa de Ranolfo, 350 pessoas estiveram presentes entre desembargadores, juízes, promotores, secretários de Estado e prefeitos, além de outras autoridades.

Leia matéria completa no Jornal Zero Hora
Assista ao vídeo com o flagrante do uso de viaturas no site Jornal Zero Hora

Fonte: Site Zero Hora

Nenhum comentário: