A Polícia Federal iniciou na madrugada desta terça-feira (19) a Operação Panaceia, contra o comércio de medicamentos adulterados ou falsificados via internet .
São 20 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em sete estados brasileiros: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Ceará.
A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) realiza a operação em mais 44 países simultaneamente, dando a atividade um caráter de internacionalização.
A expectativa da PF, que representa a Interpol no Brasil, é de que as equipes retornem para as superintendências de cada estado no final da manhã com o resultado das buscas.
De acordo com a PF, os criminosos usam sites, classificados em jornais, fóruns e redes sociais para vender anabolizantes, abortivos, inibidores de apetite, medicamentos caseiros e fórmulas sem registros.
No Brasil, a falsificação, corrupção, adulteração ou aleração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais é comportamento criminoso, definido no Código Penal Brasileiro em seu artigo 273, sendo considerado, também, modalidade delituosa integrante do rol dos crimes hediondos (Lei 8072/90).
(Fonte: Site G1, com outras informações acrescentadas pela editoria do 'profeanaclaudialucas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário