Pesquisar este blog

quarta-feira, maio 9

Trote Universitário: Câmara de Vereadores de Pelotas proíbe trotes


Foi aprovada, hoje, pela Câmara de Vereadores de Pelotas, por unanimidade, a Lei 5.897  que proíbe  o trote universitário na cidade de Pelotas, nas instituições de ensino superior, públicas ou privadas. O projeto, de autoria do Presidente da casa legislativa, Professor Adinho (PPS). Segundo o projeto aprovado os trotes devem ficar restritos ao ambiente da universidade, não estando autorizadas as manifestações pelas ruas do município.

Na definição do projeto de lei consta a proibição de ofensas e constrangimentos a integridade moral, física e psicológica dos novos alunos, além da exposição de forma ridicularizada do acadêmico. Compete as instituições, a realização de campanhas de esclarecimentos e sanções contra responsáveis pelos atos proibitivos, que fazem parte na lei.

Um risco para o estudante ou uma necessidade de entrosamento com a nova turma? O trote simboliza, para alguns, uma conquista pelos estudantes terem vencido o ensino médio e derrubado a barreira com a faculdade, mas o debate sobre seus limites sempre foi um tema discutido entre a sociedade brasileira.

Alguém que ingressa numa universidade merece ser comemorado, e não humilhado. Trote acadêmico deveria ser algo para promover a união desses jovens durante o período que vão estar juntos na instituição, despertando neles um espírito de civismo, liderança e visão social. Incentivando exercícios produtivos de comportamentos transformadores individual e coletivamente.

De acordo com o vereador prof. Adinho, a mídia publica todos os anos casos violentos de “trotes”, corriqueiras notícias de que calouros são vítimas de lesões corporais e já se colecionam até episódios em que jovens foram mortos durante esta prática desumana. Observarmos também, muitas destas atividades pelas ruas de nossa cidade.

O “trote” deveria ser compatível com as expectativas que os jovens têm ao ingressar numa universidade. Sem ter de sofrer humilhações, mas por enaltecimentos aos seus predicados de esperança para um futuro melhor.(TFoto: TV Câmara


(Com informações do site da Câmara Municipal de Pelotas) 

Nenhum comentário: