Pesquisar este blog

quinta-feira, junho 2

Ministra Ellen Gracie pode deixar o STF

A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, decidiu se aposentar. A informação foi publicada na quarta-feira (1ª/6) pela coluna Painel, assinada pela jornalista Renata Lo Prete, na Folha de S.Paulo.

De acordo com o publicado, o pedido de aposentadoria poderá ser apresentado nas próximas semanas, ainda no mês de junho, e antes do recesso de julho.

Segundo a notícia, há expectativa  de que a Presidente da República possa indicar, para a vaga de Ellen Gracie, uma outra mulher.

Já faz algum tempo que a ministra Ellen Gracie indica ter vontade de deixar o STF. Em 2008 ela tentou uma vaga de juiz na Corte Internacional de Justiça, em Haia. Acabou perdendo a disputa para outro brasileiro, Antônio Cançado Trindade, que foi nomeado em novembro de 2008.

Depois dessa tentativa, a ministra pleiteou ocupar cargo de juiz do Órgão de Apelação da Organização Mundial de Comércio, o que também não conseguiu, já que foi nomeado o mexicano Ricardo Ramirez.

Naquela oportunidade, os colegas do STF apontavam para o fato de a Ministra diminuir a importância do Supremo ao trabalhar com tanta determinação pleiteando outras oportunidades.

Desde então, a aposentadoria de Ellen Gracie passou a ser uma possibilidade cada vez mais presente. Pelo menos dois ministros do STF consideraram, na ocasião, que a permanência da ministra na corte tinha ficado insustentável porque ela deixou o tribunal de lado em duas ocasiões em busca de outro emprego.

(Com informações da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: