Pesquisar este blog

sexta-feira, julho 29

Sobre os índices de criminalidade em Pelotas


Ontem publiquei os dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do RS sobre os números da criminalidade na cidade de Pelotas.

Chamaram-me atenção, especialmente, os números de homicídios, cujos registros da SSP/RS são menores do que aqueles que nos chegam ao conhecimento por outras vias, ainda que informais.

A Polícia Civil de Pelotas afirma terem ocorrido 28 homicídios em Pelotas de janeiro a julho (29 de julho). A Brigada Militar, por sua vez, registra 25 delitos desta espécie. Qualquer dos dois números – que são aproximados – contrariam os 13 casos de homicídio apontados pela SSP/RS.

Talvez o distanciamento nesses números decorra da forma como os registros são inicialmente feitos nas instâncias formais – delegacias da Polícia Civil e Brigada Militar – que acabam subsidiando os dados estatísticos da Secretaria.

Por exemplo, pode ocorrer que de um registro inicial de desaparecimento de pessoa resulte, na verdade, crime de homicídio. Um lapso nas comunicações entre as instâncias formais poderá deixar de fora esse caso de morte; o mesmo pode ocorrer quando o registro é de tentativa de homicídio, e a vítima vem ao óbito na unidade hospitalar, sem que o registro inicial seja alterado; também é possível em casos em que o registro é por lesão corporal seguida de morte e, posteriormente, apura-se a existência de homicídio.

Os dados, assim, devem ser analisados de maneira relativa, reflexiva. Eles podem ser maiores/menores do que os divulgados pela SSP/RS.

Nenhum comentário: