Pesquisar este blog

terça-feira, dezembro 10

Caso Patrícia Acioli: Tenente Daniel Benitez é condenado a 36 anos de prisão

O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri de Niterói, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, condenou o tenente da Polícia Militar Daniel dos Santos Benitez Lopez a 36 anos de reclusão pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli, ocorrido em agosto de 2011. A sentença foi proferida no fim da noite desta sexta-feira, dia 6 de dezembro. 

O réu foi condenado em regime inicialmente fechado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, assegurar a impunidade de outros crimes e emboscada) e por formação de quadrilha. Também foi decretada a perda da função pública do tenente da PM. Na sentença, o juízo da 3ª Vara Criminal de Niterói classificou Benitez como indivíduo de personalidade complexa e distorcida. 

Qualificou, ainda, o crime como um atentado à ordem pública e ao estado democrático de direito, ainda mais se levarmos em conta tratar-se de oficial militar que deveria, no exercício de suas funções, andar lado a lado com o Poder Judiciário. 

No seu interrogatório, o réu negou todas as acusações que lhe foram feitas nos autos do processo. 

Segundo sua versão, na noite de 11 de agosto de 2011, ele encontrava-se no bairro de Laranjeiras, na zona sul no Rio, na companhia de uma amiga, quando teria recebido uma ligação do também policial militar Jefferson de Araújo Miranda, já condenado no processo, para investigar um eventual crime militar envolvendo o cabo da PM Marcelo Poubel. 

Benitez  teria, então, dirigido-se, no próprio carro, até a Praça do Barreto, na zona norte de Niterói, onde já o aguardavam, além de Jefferson, os também policiais Sérgio Costa Junior, Junior Cesar de Medeiros e Handerson Lents Henriques da Silva. Benitez afirmou, ainda, que foi levado até a casa da juíza, em Piratininga, sem saber de que participaria de um assassinato, acrescentando que teria sido vítima dos demais PMs.

 Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: