Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 27

Polícia tem aliado tecnológico no combate ao crime - Identificador de disparos

Para a polícia, a instalação do sistema que identifica os sons de disparos feitos por armas de fogo é mais um reforço no combate ao crime em Canoas. O equipamento comeceu a funcionar na manhã desta segun-feira no bairro Guajuviras.

Com 65 mil habitantes, a região é considerada um das mais violentas da Grande Porto Alegre. Dos 127 homicídios registrados em Canoas no ano passado, 50 ocorreram no bairro, sendo 80% deles com arma de fogo.

O major Gerson Dias Gomes, comandante do 15º batalhão da Brigada Militar de Canoas, conta que somente nas duas últimas semanas foram registrados pelo menos 25 casos de uso de armas no Guajuviras.

Em três episódios ocorreu tiroteio, um deles com a própria polícia. "Isso pode resultar em uma mudança de mentalidade. As pessoas pensarão duas vezes antes de sair atirando".

E é esta intenção do programa: impedir o uso de armas de fogo, refletindo assim na diminuição da criminalidade. O major aponta ainda que o equipamento, que identifica o local exato de onde partiu o disparo, será um aliado tático muito importante. "Se um cidadão der um tiro no pátio de casa, por exemplo, uma equipe da Brigada Militar irá até lá e vai saber se ele tem porte de arma. Será uma maneira de tirar armas de circulação", explica.
(Fonte: Site Terra)

Nenhum comentário: