Pesquisar este blog

segunda-feira, agosto 1

Prefeito volta atrás na nomeação de promotores para o Natal Luz e MP diz que a atitude "é brincadeira lastimável"


Em entrevista concedida esta tarde para o programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, voltou atrás e afirmou que irá revogar a portaria em que nomeava três promotores públicos para a organização do 26º Natal Luz de Gramado.

Tissot publicou nesta segunda-feira (1º) a portaria 623/2011, destituindo a comissão organizadora do Natal Luz e, no lugar, nomeando os promotores Antônio Metzger Képes, Max Roberto Guazelli e Adrio Rafael Paula Gelati para conduzir as atividades ligadas a condução do evento.

A medida foi considerada como uma provocação pelo Ministério Público (MP) que na semana passada denunciou à Justiça um grupo de 34 pessoas, ligadas a organização da festa, por crimes de peculato e formação de quadrilha. Investigação conduzida pelo órgão aponta para pagamentos ilegais que chegam a R$ 7,8 milhões entre os anos de 2007 e 2010. Segundo o MP, a media é ilegal, já que apenas através de mudanças na Constituição e na legislação é possível criar novas atribuições aos promotores.

Em entrevista para a Rádio Guaíba, na tarde desta segunda-feira, Tissot afirmou que desconhecia o impedimento e que a destituição da comissão organizadora do Natal Luz, por conta das denúncias, pode impedir a realização do evento.

Atitude de Tissot é uma brincadeira lastimável, diz promotor
Em entrevista ao Jornal de Gramado, Képes disse que considera a atitude de Tissot uma brincadeira lastimável. "Achava que ele iria colocar medidas sérias, mas parece que está brincando com coisa importante. Enquanto prefeito deveria tomar uma atitude para resolver o problema e apontar soluções", disse. 
Ainda nesta semana deve ser definido o destino dos 34 denunciados pelo Ministério Público por envolvimento em suposta fraude na organização do Natal Luz. Além de oferecer denúncia, o MP também ingressou com ações de Improbidade e Defesa do Patrimônio Público contra o prefeito, o vice-prefeito Luiz Antônio Barbacovi e o ex-prefeito Pedro Bertolucci. Em caso de condenação, os suspeitos serão impedidos de ocupar cargo público por oito anos.

Íntegra portaria publicada pelo prefeito de Gramado:

NESTOR TISSOT, Prefeito do Município de Gramado(RS), no uso legal de suas atribuições,
Considerando os posicionamentos manifestados pelo Executivo Municipal junto à Promotoria de Justiça de Gramado, desde o início de 2010, respaldado pelas manifestações da comunidade quanto ao formato da realização do Natal Luz, desde sua primeira edição, há 26 anos atrás e, levando em conta medidas judiciais do Ministério Público de Gramado, afirmando a ilegalidade das posturas do Executivo e das Comissões Organizadoras;
Considerando o compromisso de apoio institucional do Executivo Municipal de Gramado, na prestação de auxilio logístico e autorização dos espaços públicos necessários para a realização do evento;
REVOGO a Portaria nº 270/2011 e DESIGNO os representantes do Ministério Público, nas pessoas dos Doutores Antônio Metzger Képes, Max Roberto Guazelli e Adrio Rafael Paula Gelati para condução das atividades exercidas pelas Comissões Organizadoras do 26º Natal Luz de Gramado
Por fim, esse é mais um esforço do Executivo Municipal no sentido de que o 26º Natal Luz se realize no período de 03/novembro/2011 à 15/janeiro/2012 com o brilho e a grandiosidade das edições anteriores.
Gabinete do Prefeito, 01 de agosto de 2011.
Nestor Tissot
Prefeito Municipal de Gramado

Fonte: Jornal do Comércio e Jornal de Gramado.

Nenhum comentário: