Pesquisar este blog

sexta-feira, fevereiro 24

20 anos de atividade docente

Na medida em que vamos envelhecendo todos os nossos registros - os da existência - ganham conotação um tanto mais forte.  Hoje é um dia especial para mim.

Há 20 anos atrás tinha início a minha carreira docente na Universidade Católica de Pelotas, no seu recém criado  curso de Direito.

Lembro com muita clareza minha chegada em sala de aula, nas duas primeiras turmas do curso da instituição. Por muitos fui recebida com fraterna acolhida; por alguns poucos, com muita desconfiança. Mesmo destes, não guardo qualquer rancor: era razoável que suspeitassem daquela jovem professora, formada há pouco mais de dois anos, que aos 25 anos estava transformada em professora de Direito Penal.

A trajetória até aqui não foi de facilidades. Foram muitos os obstáculos. Houve dificuldades. Nem sempre colhi glórias. Nem todos ofertaram reconhecimento ou, no mínimo, gratidão.

Mas de tudo o que mais importa é olhar para trás e perceber o quanto contribuí para a formação de milhares de ex-alunos, hoje advogados, promotores, juizes, defensores, delegados (da polícia civil e da polícia federal), procuradores, professores, enfim, um número expressivo de bacharéis que lograram êxito nas mais diversas carreiras jurídicas, graduados em pelo menos três universidades: UCPel, UFPel e UNISINOS. Ter servido de modelo para muitos me faz extremamente feliz.

E é isso, ao final, o que importa ao professor, e o que vale para mim é perceber que fui sustento em muitos momentos para o desenvolvimento de meus alunos; que servi de estímulo para que cada um deles se encontrasse como indivíduos que se importam, se valorizam e se aceitam responsáveis pelos resultados de todos os seus desejos, presentes e futuros.

Nesse dia, eu só tenho a agradecer a todos os meus alunos e ex-alunos, por terem transformando minha trajetória docente numa via de alegrias e de grande contentamento.

Neste dia em que completo 20 anos de magistério uma só palavra me vem à mente: obrigada!

4 comentários:

Carolina disse...

Bendito dia esse!

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Parabéns, professora. Obrigado pelo aprendizado na turma de 2001, na UCPel.

Mas não só juízes, promotores e advogados. Ao menos um delegado, este que vos fala.

Um abraço,

Ana Cláudia Lucas disse...

Bem lembrado Rafael. E não são poucos os Delegados ex-alunos. Vale retificar o texto, sob pena de receber voz de prisão (hehehehehe). Grande abraço, e muito obrigada.

Aline Alves De Souza disse...

Parabéns professora, pelo sucesso na carreira profissional! Tenho certeza que a senhora ainda terá muitos e muitos anos de sucesso em suas atividades, uma vez que merece tudo o que conquistou e que certamente conquistará cada vez mais, ao passar dos anos!! Abraços!