Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 8

Mensalão: 5º dia de julgamento


Carolina Cunha,
Para o Blog

O quinto dia de julgamento foi ordinário. Embora alguns defensores apontem “problemas” distintos, se pode asseverar que a essência das defesas é sempre a carência de prova e a amplitude da denúncia.

A sustentação do ex-Ministro do Supremo, Marcio Thomaz Bastos, agora falando à Corte na condição de advogado de José Roberto Salgado, talvez fosse dos momentos mais esperados deste julgamento.

Da exposição do advogado destaca a afirmação de que o julgamento proferido pelo STF, em sede de prerrogativa de foro, deve ser ainda mais diligente do que os demais julgados, pois não há a possibilidade de recurso e reanálise de mérito.

Para alguns jornalistas e juristas, os advogados ouvidos hoje foram os mais eloqüentes. E, para o bem dos réus, é importante que tenham sido mesmo, isto porque notícia veiculada hoje pelo jornal O Estado do São Paulo, dá conta de que cinco Ministros, ouvidos reservadamente, afirmaram que a tese de acusação – até antes da sessão de hoje – permanecia incólume e o “mensalão” estaria configurado.

Por fim, vale ponderar que a tendência agora é que a acusação pareça cada vez menos pungente e as defesas mais eficazes, eis que a exposição dos advogados está ocorrendo na ordem em que os réus foram mencionados na denúncia e, em sendo assim, em ordem de “importância” no suposto esquema.


Nenhum comentário: