Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 11

Ministério Público defende proporcionalidade entre penas e crimes



A ampliação de penas para os crimes cometidos contra a vida, a administração pública e o meio ambiente foi defendida por procuradores e promotores que auxiliaram na elaboração do relatório da Subcomissão Especial de Crimes e Penas. Eles também apoiaram a redução das sanções para crimes patrimoniais cometidos sem violência física, como furto simples. O texto foi discutido, nesta quarta-feira (10), em audiência pública promovida pelo colegiado.

 O procurador da República José Robalinho Cavalcanti disse que a fusão dos crimes de corrupção passiva e corrupção ativa dará mais força ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). “O índice de não punição da corrupção passiva é muito alto, e o do corruptor ativo é menor ainda. Um dos motivos é a separação das condutas e a estruturação da corrupção ativa. Isso dificulta a avaliação do crime.”

Pela proposta, a existência de um ato de ofício (um documento assinado, por exemplo) não será necessária para configurar a corrupção passiva. Cavalcanti ressaltou que esse foi o entendimento da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, ainda em curso.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Fabiana Costa Oliveira Barreto afirmou que o sistema prisional é ineficiente para tratar de crimes patrimoniais sem violência, como o furto simples. Na avaliação dela, os crimes de natureza simples devem ser considerados de menor potencial ofensivo e a prisão provisória deve ser uma exceção. “Grande parte dessas pessoas são réus primários, praticaram delitos com valor menor que 25% do salario mínimo e recebem penas alternativas”, comentou.

Homicídios

Para o promotor Alexandre Couto Joppert, do Ministério Público do Rio de Janeiro,  o aumento da pena de homicídio de 6 para 8 anos é uma resposta à realidade brasileira. “São 50 mil homicídios por ano”, citou, ao comparar os números de mortos no Brasil com os de países que estiveram em guerras, como Angola e Iraque.

O Brasil responde por 10% dos homicídios do mundo, informou Joppert, e tem atualmente a segunda menor pena do planeta para esse tipo de crime, abaixo apenas da Alemanha, onde há 350 homicídios por ano.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: