Pesquisar este blog

sábado, janeiro 12

Médico que faltou a plantão pode ser indiciado por estelionato


Delegada afirma que de fato Adão fraudou o ponto no Salgado Filho

No primeiro dia à frente do caso, a Delegacia Fazendária constatou que o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves, que faltou ao plantão de Natal no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, fraudou a folha de ponto. Segundo a delegada Izabela Rodrigues Santoni, já há provas de que, apesar de o médico faltar, sua assinatura constava do ponto, o que configura os crimes de estelionato e falsidade ideológica. O inquérito foi instaurado anteontem, para investigar se houve crime contra a administração pública.

- Houve fraude, e ele (Adão) se beneficiou financeiramente com isso. O fato é que ele não trabalhou e recebeu por isso. Em novembro, por exemplo, o doutor Adão faltou um dia. Verifiquei no livro de ocorrências do hospital que a ausência havia sido comunicada pelo chefe da equipe de plantão do neurocirurgião, Ênio Lopes. A chefe da emergência, no entanto, não passou um memorando para a direção avisando sobre a falta. Além disso, o ponto tinha a assinatura dele no dia em que ele não trabalhou - explicou a delegada.

Por causa da falta do médico no Natal, Adrielly dos Santos, de 10 anos, baleada na cabeça, esperou oito horas por uma cirurgia. A menina acabou morrendo sexta-feira passada.

Ontem, o titular da 23ª DP (Méier), delegado Luiz Archimedes, que indiciou o neurocirurgião por omissão de socorro, conclui o inquérito e o enviou para o Ministério Público. O policial ouviu a última testemunha do caso, o funcionário terceirizado do Salgado Filho Rafael José Alves Costa, que confirmou ter pedido uma ambulância para transferir Adrielly, mas não apresentou qualquer documento comprovando ter acionado a Central de Regulação da Secretaria municipal de Saúde. 

Fonte: Globo

Nenhum comentário: