A notícia divulgada nessa semana sobre o crescimento dos índices de criminalidade em cidades do interior evidencia algo que a população dos pequenos municípios brasileiros já pressentia. De acordo com a pesquisa realizada o Brasil está atravessando um processo de “interiorização da violência”.
Aqui mesmo, em Pelotas, os dados que vêm sendo divulgados pela Delegacia Regional confirmam, num espaço micro, o que as investigações apontam como uma tendência nacional.
O crescimento da criminalidade nas pequenas cidades do interior é inversamente proporcional ao número de policiais disponíveis para combatê-la. A limitação da atuação policial nesses municípios – pela tranqüilidade que durante muito tempo reinou - tem propiciado a que se assistam práticas criminosas de descrição hollywoodiana.
O anúncio sobre esse processo de interiorização da violência não deve ser desprezado. Ao contrário, considerado desde logo pode ser constituir em contributo para a necessária luta contra a criminalidade que, sabemos, não pode ser extirpada da sociedade, mas deve ser controlada.
Leia mais sobre a pesquisa, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário