Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 6

Sargento da Casa Militar recebia propina e acessava dados de autoridades do Estado do RS

O promotor do Ministério Público Amilcar Macedo informou que o órgão possui um vídeo que mostra o sargento César Rodrigues de Carvalho recebendo propina de um empresário ligado ao ramo de jogos de azar, em Canoas. Segundo Macedo, as investigações começaram quando o contraventor denunciou o policial, há cerca de três meses. Na ocasião, ele se negou a entregar o vídeo porque dizia temer represálias de Carvalho. O material foi apreendido através de um mandado de busca e apreensão na casa do empresário, onde foi feita a gravação.

Macedo relatou ainda que, antes de atuar na Casa Militar do Palácio Piratini, Carvalho estava lotado em Canoas, onde participou de operações de desmantelamento de casas de jogo de azar. Até então, o trabalho do policial era considerado exemplar.

Pela manhã, o promotor divulgou uma lista de nomes acessados pelo policial, na qual constam a governadora Yeda Crusius, o ex-ministro Tarso Genro, além de outros políticos, policiais militares, jornalistas e advogados. A Brigada Militar informou que os dados acessados pelo sargento – como número de documentos e endereços – não eram sigilosos.

A corregedoria do órgão, entretanto, abriu hoje um Inquérito Policial-Militar (IPM) para investigar as informações acessadas pelo militar, que deve ser concluído em até 40 dias. As investigações podem determinar a expulsão de Carvalho, preso desde a semana passada. Segundo o MP, o sargento acessava o sistema mais de mil vezes por semana.

O Ministério Público investiga se as informações privilegiadas poderiam servir para extorquir contraventores. Entre os dados acessados, constam fotos de familiares e mesmo crianças filhas das pessoas citadas na lista. O promotor não descarta que as informações pudessem ser utilizadas até mesmo para sequestros, mas enfatizou que as investigações ainda são preliminares para chegar a tal conclusão.

O promotor de Justiça Criminal Amilcar Macedo, da comarca de Canoas, divulgou, na manhã desta segunda-feira, uma lista com os nomes das pessoas espionadas pelo sargento César Rodrigues de Carvalho, lotado na Casa Militar do Palácio Piratini.

Carvalho é suspeito de extorquir empresários ligados ao ramo de caça-níqueis e a lista foi divulgada pelo perfil do promotor no microblog Twitter. Entre elas, estão a governadora Yeda Crusius, o senador Sérgio Zambiasi e o ex-ministro Tarso Genro.


Jornalistas também foram espionados, como Políbio Braga e Maria Lucia Streck. O chefe da Casa Militar, Marco Antonio Oliveira Quevedo, o major Jefferson de Barros Jacques, a capitã Ana Claudia Mazzali são outros nomes.

Constam ainda na lista os delegados de polícia Ranolfo Vieira Jr., Heliomar Franco, Flávio Conrado e Edilson Paim, conforme divulgou Amilcar Macedo. Alguns nomes estão com a especificação “a confirmar”.

Segundo o promotor, dados de filhos de deputados estaduais e até fotografias foram acessados pelo sargento. "Nos deixou preocupados. Qual era a finalidade?", escreveu o promotor no Twitter.

Preso em sua residência, em Porto Alegre, na manhã de sexta-feira, Carvalho começou a ser investigado por ser suspeito de extorquir contraventores na Região Metropolitana. As investigações acabaram apurando que o sargento também acessava dados sigilosos do diretório estadual do PT, e de políticos gaúchos, por meio do Sistema Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública.
 
Listagem dos espionados:
 
Políticos

Flavio Koutzii (ex-deputado estadual)
Cláudio Manfroi (ex-presidente estadual do PTB)
Eliseu Santos (ex-secretário de Saúde de Porto Alegre)
Luis Augusto Lara (deputado estadual)
Stela Farias (deputada estadual)
Sergio Zambiasi (senador)
Tarso Genro (ex-ministro)
Luiz Carlos Busato (deputado federal)

Delegados de Polícia

Ranolfo Vieira Jr. (titular do Departamento Estadual de Investigações Criminais)
Heliomar Franco (titular da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos)
Flávio Conrado (2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana)
Edilson Paim (2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana)

Militares
Coronel Marco Antônio Oliveira Quevedo (Chefe da Casa Militar)
Major Jefferson de Barros Jacques
Capitã Ana Claudia Mazzali
Tenente-coronel Carlos Bondan

Jornalistas

Políbio Braga
Maria Lucia Streck
Rafael Colling (a confirmar)

Advogados

Nereu Lima (a confirmar)
Adão Paiane (ex-Ouvidor da Secretaria de Segurança Pública)
Tânia Regina Reckziegel
Vanessa Guazzelli Braga
Telma Cecília Torrano

Outros

Lair Ferst (lobista)
Ricardo Lied (ex-chefe de gabinete do Governo do Estado)
Walna Vilarins (assessora da governadora)
Sandra Terra (assessora da governadora)
(Fonte: Correio do Povo - Site Clóvis Duarte)

Nenhum comentário: