O site da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) publicou, recentemente, a cartilha “Direitos da Mulher”, que foi desenvolvida no marco da iniciativa Amazonaids Mulheres” do programa conjunto da ONU para HIV/AIDS.
Na cartilha estão informações às mulheres sobre diversas situações de violência de que podem ser vítimas, bem como as formas de prevenção, além de indicações para a busca de ajuda.
Explicações acerca dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e a prevenção ao HIV/AIDS e a outras doenças sexualmente transmissíveis também integram referida Cartilha.
Na exposição de motivos, a cartilha chama atenção sobre o fato de a violência contra a mulher ocorrer dentro e fora da família, sendo prática comum não só fisicamente, mas somente por meio de agressão física. Existe também a violência psicológica, moral, patrimonial e sexual, cujas conseqüências são desastrosas: gravidezes indesejadas; abortos espontâneos e provocados; além do risco de infecção e contaminação por doenças.
O guia, portanto, tem como objetivo servir de auxílio a todos a mulheres vítimas de violência, assim como orientar as pessoas que desejem atuar no enfrentamento da violência contra a mulher.
Para ter acesso ao guia, em arquivo PDF , clique abaixo:
(Com informações do Site CNJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário