O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, designou o presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual (CEPI) da OAB/RS, professor Gonzaga Adolfo, para buscar a ampliação do relacionamento com as instituições de ensino, visando alertar sobre plágios em produções científicas e discutir a questão da importância dos direitos intelectuais.
Segundo ele, a iniciativa tem por finalidade o aprofundamento dos estudos a respeito do tema, conforme orientação do CFOAB. “Assim, serão ampliados os contatos com as instituições de ensino (tanto de nível superior, como de outras esferas) para que se divulgue o estudo da CEPI e se faça a observância plena e eficaz dos direitos intelectuais em suas mais variadas áreas, como direitos autorais, do inventor, marcas e direitos conexos”, explicou Adolfo.
O objetivo da CEPI da OAB/RS é se torna parceira dos órgãos estatais, públicos, particulares, empresariais, sindicais e estudantis, no sentido de valorizar a criatividade, os avanços da sociedade, da informação e da tecnologia, salientando os princípios éticos.
Em conjunto com a Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS, serão enfatizadas ações de prevenção aos plágios em trabalhos acadêmicos. “Atualmente, pelas facilidades existentes na informática, as cópias em produções científicas devem ser analisadas sob o olhar jurídico, primando pela ética e pela metodologia de pesquisa”, afirmou Adolfo.
Fonte: Jornal da OAB/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário