Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 27

Variadas

Maconha apreendida em Bairro de Pelotas

A equipe da 2ª Delegacia de Polícia (DP) realizou na manhã desta quinta-feira (27) uma apreensão de 2,5 quilos de maconha no bairro Três Vendas. Além da droga, que estava escondida dentro de uma bolsa, foram encontrados quatro celulares, uma balança de precisão e pequena quantia em dinheiro. A operação, comandada pelo delegado Félix Rafanhim, cumpria um mandato de busca expedido da 3ª Vara Criminal. Três pessoas foram presas, entre elas um homem com passagem pela polícia por roubo.


Negada Liminar em processo movido pelos candidatos a salva-vidas portadores de tatutagem


O juiz da Segunda Vara Cível do Rio Grande, Luís Antônio Saud Teles, negou nesta quinta-feira (27) a liminar do grupo de 13 candidatos desclassificados do processo seletivo para salva-vidas civis temporários por possuírem tatuagens. Um recurso será encaminhado ao Tribunal em Porto Alegre.

O pedido de liberação das contratações foi negado com bases no argumento de que os candidatos que ocupam os cargos fazem parte da Brigada Militar, mesmo que temporariamente. Por isso, como a corporação possui regras especiais os servidores, ficam sujeitos a elas. O juiz também se referiu ao fato de que as regras foram colocadas no edital e de que os candidatos deveriam ter conhecimento sobre as exigências.

O advogado do grupo, Halley Lino de Souza, disse que será feito um recurso com bases na Constituição Federal. Segundo Souza, a exigência da Brigada Militar fere os direitos de igualdade do cidadão, sendo um caso de discriminação, visto que pelo entendimento dos candidatos e do advogado, o fato de possuir tatuagem não muda a capacidade de salvar pessoas.

A polêmica surgiu durante a seleção de salva-vidas civis temporários para a Operação Golfinho deste ano, em razão de um item no edital que faz restrições à contratação de quem possui tatuagens. A Brigada Militar ofereceu 600 vagas em todo Estado, mas apenas 106 realizaram a inscrição. Em Rio Grande 26 homens foram impedidos de iniciar o trabalho por possuírem tatuagem. Os candidatos que recorreram à Justiça também pediram uma indenização por danos morais.
Homem é preso na Praia do Laranjal depois de praticar Roubo

Na madrugada desta quinta-feira (27), uma pessoa foi assaltada em frente a sua casa na praia do Laranjal. A vítima sofreu ameaças, e foi obrigada a entregar o aparelho celular.

A Brigada Militar (BM), foi chamada, e após buscas, encontrou próximo ao local do assalto, um homem de 20 anos, que foi reconhecido pela vítima, com o aparelho celular. O acusado foi preso, e encaminhando a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Praia do Totó vira depósito de bens subtraídos

Nas patrulhas pela região do Totó, no Laranjal, a Brigada Militar (BM) tem se surpreendido pela quantidade de objetos encontrados pela mata. A maioria é de documentos de vítimas de furtos e roubos. De acordo com o tenente Vítor Ferreira dos Santos, os objetos não úteis para os criminosos são desovados.

O uso da mata pelos delinquentes já é antigo, acrescenta o tenente. No entanto, o combate é difícil. Alguns suspeitos são detidos, porém, acabaram soltos por falta de provas. Para tentar resolver o problema, Santos acionou o Setor de Inteligência da corporação para monitorar a ação dos ladrões e assim montar operações para pegá-los.

A tarefa não será fácil para a Brigada. Pelo que já apurou dos criminosos, o tenente descobriu que se trata de uma quadrilha organizada e atenta às movimentações policiais. Como são muitos, alguns criminosos se posicionam em pontos estratégicos para vigiar os brigadianos enquanto outros atacam as vítimas e se livram de parte dos objetos subtraídos nas matas do Totó. Para se comunicar, usam os celulares roubados.

Contar com brigadianos à paisana é outra estratégia usada pelo tenente. Entre as metas que serão adotadas para garantir a segurança dos veranistas está a repressão a assaltos e furtos em automóveis. O foco estará nos balneários do Totó e Prazeres por concentrarem os maiores índices de criminalidade. E, segundo Souza, todos os objetos apreendidos durante as patrulhas são encaminhados ao quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para serem reconstituídos às vítimas.

Fonte: Clic RBS Pelotas

Nenhum comentário: