O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS), Claudio Lamachia, determinou nesta quarta-feira a suspensão cautelar da advogada presa na última terça-feira quando tentava repassar aparelhos celulares aos detentos da Penitenciária Modulada de Montenegro (RS).
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe), a advogada tentou burlar a segurança no módulo 2 do presídio, por volta das 13h de ontem, para repassar 28 celulares a presidiários.
Ainda conforme a Susepe, a advogada falou com seu cliente em um parlatório - onde não há contato físico - e, em seguida, tentou repassar uma sacola com os aparelhos em um corredor isolado apenas por grades. Agentes penitenciários perceberam a movimentação e prenderam a defensora.
Após a divulgação do caso, a OAB-RS requereu informações junto à Polícia Civil de Montenegro. A decisão da abertura dos procedimentos e da suspensão ocorreu após a análise do boletim de ocorrência.
Lamachia determinou ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RS a abertura de processo ético-disciplinar contra advogada, para a rigorosa e imediata apuração de todos os fatos. O presidente afirmou que a Ordem está atenta e será sempre uma defensora das prerrogativas do advogado. "No entanto, quando a atuação do profissional se confundir com a do cliente, o profissional receberá tratamento exemplar por parte da entidade", diz a OAB-RS em nota.
Fonte: Site Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário