Carolina Cunha
Para o Blog
As novelas da Rede Globo continuam fornecendo material para reflexão no âmbito do Direito Penal. A novela Fina Estampa, exibida às 21hs, reproduz, na ficção, algumas histórias bem reais, como a relacionada à violência doméstica.
Nela, a personagem Celeste (Dira Paes) é constantemente agredida e/ou ameaçada pelo marido Baltazar (Alexandre Nero)
São diversos os motivos pelos quais ela é hostilizada e violentada, destacando, sobremodo, a vontade que ela demonstra em trabalhar, ter seus próprios rendimentos, ou por questões outras relacionadas à organização da casa e a educação da filha do casal, Solange (Carol Macedo).
Apesar dos conselhos que recebe da amiga, Griselda (Lília Cabral), Celeste prefere não adotar providências formais contra o marido (registrar ocorrência, buscar auxílio do Ministério Público, etc.), por temer que ele seja preso. Para além disso, Grisela sugere que Celeste revide às agressões de Baltazar, conduta esta refeutada, de pronto, pela personagem.
Desde o começo da trama foram variadas as cenas de violência doméstico-familiar protagonizada por esse núcleo. Todavia, no capítulo de ontem (22), Baltazar foi gentil e afetuoso com a esposa Celeste.
Quando ainda em atmosfera romântica, Celeste diz ao marido: “Você bem que podia ser sempre assim. Tão carinhoso, gostoso (...) Eu te quero tanto. Eu te amo... Você me ama também?”. Baltazar responde apenas com um beijo.
A cena causou alvoroço nas redes sociais. Muitos usários comentaram que agora passavam a entender as razões de Celeste para “não abandonar” o marido.
Ainda que possa parecer inusitado o relacionamento entre Celeste e Baltazar – guardadas as peculiaridades de uma obra de ficção – ele ilustra bastante bem as fases do CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, tema já abordado aqui no Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário