Pesquisar este blog

domingo, agosto 26

Mãe deixa filho de 4 anos trancado em carro em Itapetininga, SP



Criança ficou cerca de 40 minutos dentro do veículo em shopping.
Pessoas que passaram pelo local ouviram choro do menino.

Bombeiros quebraram um dos vidros
 do veículo para retirar a criança 
que estava chorando. (Foto: Gláucia Souza / G1)
Um menino de quatro anos foi deixado trancado em carro no estacionamento de um shopping de Itapetininga (SP). A criança ficou por aproximadamente 40 minutos dentro do veículo, que tinha placas de Itu (SP), sob o sol e totalmente fechado.

O caso foi registrado por volta das 14h quando a temperatura na cidade era de aproximadamente 27º C. O menino de quatro anos foi deixado pela mãe e pela babá. Pessoas que passaram ao lado do carro ouviram o choro. A administração do shopping foi avisada e o caso anunciado em alto-falantes. Como o responsável pelo carro demorou a aparecer, o fato gerou comoção entre os frequentadores do local que se aglomeraram em volta do veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o menino.

A mãe afirmou que o menino ficou cerca de 
15 minutos trancado no carro. 
(Foto: Gláucia Souza / G1)
Houve tentativa de orientar a criança a abrir as portas, mas ele não conseguiu. Os bombeiros então quebraram o vidro do motorista e o menino foi retirado do local. A criança chorava e estava com os cabelos molhados de suor.
Após aproximadamente cinco minutos, a mãe apareceu e perguntou sobre quem teria quebrado o vidro do veículo. Em seguida, foi até a viatura onde um soldado tentava acalmar a criança.

Em entrevista ao G1, a mulher que é comerciante em Itapetininga, disse que havia saído para trocar moedas. Ela afirmou que demorou cerca de 15 minutos. Testemunhas alegam que foram cerca de 40 minutos. A mãe disse ainda que o filho estava acordado quando ela saiu e o menino pediu para ficar no carro. “Ele ganhou pintinhos e quis ficar com eles”, afirma.

No banco, junto ao menino, estavam dois pintinhos dentro de uma caixa de papelão. Os animais apresentavam fadiga pelo calor. Também havia verduras que estavam murchas.

A mulher foi levada para o plantão policial no carro da Polícia Militar. Ela foi autuada pelo crime de abandono de incapaz e liberada. O caso será encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para investigação. O Conselho Tutelar deverá monitorar a família.

Fonte: Site G1

Comentário meu O crime de abandono de incapaz está definido no artigo 133 do Código Penal Brasileiro, que comina pena de seis meses a três anos a quem 'abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda ou vigilância, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono'. Quando da conduta do abandono resulta lesão corporal grave, a pena passa a ser de reclusão de 1(um) a  5(cinco) anos; havendo morte, a sanção penal aumenta para 4(quatro) a 10(dez) anos. Estabelece, ainda, o referido dispositivo legal, em seu parágrafo terceiro, aumento de pena para a hipótese de o abandono se verificar em local ermo, ter sido praticado por ascendente, descendente, cônjuge, irmão, tutor ou curador da vítima ou no caso de a vítima ser maior de 60(sessenta) anos.

Nenhum comentário: