Pesquisar este blog

sábado, outubro 20

Pai americano sequestra os filhos no Rio e acaba preso no Paraguai


O passeio da professora Ângela Albuquerque Garcia com o marido e os netos, de 5 e 8 anos, em 16 de setembro deste ano, parecia ser mais um da rotina de todos os domingos.

No entanto, na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon, Zona Sul do Rio, ela foi surpreendida por uma ação tramada por um grupo de cinco homens. O objetivo:

sequestrar os dois meninos. Depois de ter sido agredida, Ângela viu os netos serem colocados à força num dos dois carros usados na ação. Um deles era conduzido por um homem bem conhecido da família: Valdir Barion Araújo, seu ex-genro e pai das crianças.

Separado da médica Ana Thereza Barion e vivendo nos Estados Unidos, Valdir — que tem nacionalidade brasileira e americana — começou, lá mesmo, a arquitetar um plano para arrancar seus filhos dos braços da mãe. Moveu uma ação na Justiça americana contra ela, e retornou ao Brasil com um documento que, segundo ele, lhe dava o direito de pegar os meninos onde estivessem.

Mas, para que tudo desse certo, Valdir precisava de ajuda. O primeiro a ser chamado foi o sargento da Marinha José Jairo Severo Silva. Contratado como detetive particular, o militar envolveu na trama, segundo a polícia, o filho, Yuri Kaynã Severo Silva, o irmão Roberto Jairo Severo Silva e o cunhado Higor Torres de Lima.

Após o sequestro, Valdir pretendia atravessar, no Paraná, a fronteira com o Paraguai. Mas a família agiu com rapidez. No mesmo dia, a ex-sogra registrou a ocorrência na 14ª DP (Leblon). Os policiais começaram, então, a rastrear os passos de Valdir, e descobriram que ele passou pela Via Dutra usando um carro alugado, para pernoitar em São Paulo.

— Identificamos o hotel onde ele estava. Fomos lá na manhã seguinte, mas ele já tinha saído. Na verdade, Valdir queria fretar um pequeno avião para atravessar a fronteira com as crianças. Como soube que estávamos no rastro dele, decidiu ir de carro mesmo para o Paraguai — explicou o delegado Gilberto Ribeiro, titular da 14ª DP.

A foto de Valdir foi entregue pela polícia do Rio à Interpol, que o colocou na lista de procurados. Já no Paraguai, ele foi preso no dia 19, e as crianças, recuperadas. No Brasil, policiais da 14ª DP prenderam Higor e José Jairo. Seu irmão e cunhado continuam foragidos. Todos estão sendo acusados de sequestro e cárcere privado.

Procuradas pelo EXTRA, Ana Thereza não foi encontrada para falar sobre o caso. Já a avó das crianças, Ângela Albuquerque Garcia, afirmou que a família não quer se pronunciar sobre o sequestro.

Volta ao Brasil detonou a separação

O casal Valdir e Ana Thereza Barion viveu durante muitos anos nos Estados Unidos. Lá, ele chegou a ser um empresário bem-sucedido, mas faliu. Foi então que os dois decidiram retornar ao Brasil com os filhos. No Rio, segundo a polícia, ele não trabalhava, mas aproveitava a boa situação financeira da família de sua mulher.

Sem ter os resultados que esperava na vida profissional, Valdir decidiu que retornaria aos EUA. Foi quando a médica resolveu dar uma guinada na vida. Afirmou que não voltaria com ele: preferia ficar com os filhos na casa da mãe.

Já de volta aos Estados Unidos, Valdir desconfiou que Ana Thereza estivesse se envolvendo com outro homem e resolveu contratar um detetive particular. Soube, por meio de um amigo, que o sargento da Marinha José Jairo prestava esses serviços há cerca de um ano e meio.

Jairo foi contratado em junho desse ano por Valdir. Recebeu R$ 2.800 para, durante dois dias, seguir os passos de Ana e registrar em fotos o que Valdir já desconfiava: ela tinha um novo romance

— Foi o próprio sargento quem levou Valdir a São Paulo e o hospedou. Lá, ele recebeu R$ 600 para voltar de ônibus ou avião. No Rio, recebeu uma ligação de Valdir dizendo que fugiria com os filhos para o Paraguai, passando por Foz do Iguaçu — explicou Gilberto Ribeiro.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: