Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 16

PF prende suspeito de mandar furtar processos da Justiça Federal de SP

A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (15) o suspeito de mandar furtar pastas de processos da Justiça Federal de São Paulo.

Daniel Sérgio Bernardino foi encontrado pela PF em Natal (RN) e aguarda possível transferência para São Paulo.

A prisão foi determinada pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal. O furto dos processos ocorreu nessa vara.

Segundo reportagem do "Fantástico", da TV Globo, em setembro, o suspeito convenceu funcionários da limpeza do prédio onde fica Justiça Federal a participarem dos furtos.

Por cada processo furtado, Bernardino teria prometido pagar R$ 1.000, de acordo com a reportagem. O suspeito abordava os funcionários nas imediações da sede da Justiça Federal.

De acordo com uma faxineira entrevistada pela "Fantástico", Bernardino queria que fossem furtados processos que "tinham valor de dinheiro" e envolvessem "políticos e empresas".

Dois processos foram furtados, sendo um em segredo de Justiça. O outro foi encontrado em uma lata de lixo.

Mazloum afirmou, na reportagem, não descartar a hipótese de que "arapongas" estejam atrás da ação de Bernardino.

O juiz é conhecido por ter condenado a três anos e onze meses de prisão o deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) acusado de vazar informações e de fraude processual enquanto chefiava a Operação Satiagraha. O recurso do deputado aguarda julgamento no supremo Tribunal Federal.

"Nós também aqui estivemos à frente de um processo onde foram descobertas ações de arapongas", disse o juiz ao "Fantástico".

Mazloum também suspeita da possibilidade de haver um grupo que se organizou para vender processos. Os processos guardados no prédio da Justiça Federal não estão informatizados.

A Justiça Federal de São Paulo não se manifestou sobre o caso. Os advogados de Bernardino ainda não foram localizados pela reportagem.

Fonte: Site FolhaOnLine

Nenhum comentário: