Pesquisar este blog

sábado, dezembro 15

Exame da OAB: dicas da profe!



Domingo, dia 16 de dezembro, muitos alunos e ex-alunos estarão enfrentando a primeira fase do Exame da OAB.

Nesse momento sei que a ansiedade surge.

Há certa 'confusão mental'. O nervosismo retira a lucidez e atrapalha a racionalidade.

Há um dito popular que menciona: 'se conselho fosse bom, ninguém dava: vendia!

No entanto, como professora, não posso me furtar em repassar alguns conselhos.

Penso que algumas palavras de estímulo, na forma de 'conselhos' podem ser úteis nesse momento.

Embora eu nunca tenha me submetido à prova da Ordem dos Advogados – sou de uma época em que não precisávamos passar por isso – já me submeti a muitos outros certames.

E na maioria deles, obtive êxito. E, mesmo nas derrotas, pude realizar alguns aprendizados.

Por isso, a experiência, nesse momento, pode ser fonte da amparo para as “10 sugestões” que abaixo seguem.


A principal sugestão, contudo, eu não coloquei entre as que abaixo colaciono.

Porque na verdade não é uma sugestão, mas um pressuposto: ACREDITE EM VOCÊ!


DEZ SUGESTÕES PARA A PRIMEIRA FASE DA PROVA DA OAB

1. Leia o edital do concurso previamente, em casa, e quando receber a prova faça a leitura atenta das orientações. É importante que você conheça as regras e prazos sobre o concurso e sobre a prova.

2. Concentre-se na primeira fase do concurso. Deixe para pensar na segunda fase depois. Garanta a sua aprovação na primeira etapa.

3. Não faça apostas somente na sorte. O componente acaso também contribui para sua aprovação. Mas não se iluda. Não entre nessa de marcar uma letra só; ou fazer desenhos na seqüência da escolha das letras; ou outros ‘truques’ deste tipo. É bem provável que nada disso adiante. Procure, por isso, responder de forma consciente as questões.

4. Na véspera da prova, procure centrar sua atenção no concurso. Eu recomendo controlar a ansiedade, afastar do pensamento aquilo que não diz respeito à prova. Mantenha a tranqüilidade e descanse.

5. Revise algum tema nas vésperas do concurso. Mas procure não ‘decorar’ conteúdos. Essa revisão deverá ser feita sem excessos. Quem sabe leia aquilo que lhe dá mais satisfação; ou escolha a leitura de algum diploma legal; ou algum conteúdo “mais light”.

6. Todas as temáticas da primeira fase são importantes. Por isso, vale fazer a leitura sobre ética, por exemplo.

7. Leia atentamente as assertivas da prova. Procure identificar sobre qual conteúdo elas tratam. Situe cada uma à parte do conteúdo estudado.

8. Sempre há assertivas que, de pronto, podem ser eliminadas. Em cinco, pelo menos duas possuem equívocos indiscutíveis. Identifique-as.

9. Fique ligado no tempo de duração da prova. Não fique muito tempo em uma mesma questão. Se houver dúvida crucial, passe para uma outra e, depois, retorne àquela.

10. Escolha responder, primeiro, as questões referentes aos conteúdos que você mais domina. Isso vai lhe proporcionar autoconfiança, motivação, energia.

Nenhum comentário: