Pesquisar este blog

sábado, dezembro 15

Operação Retomada prende seis pessoas no litoral norte e apreeende 34 Kg de maconha


Deflagrada na manhã deste sábado, no litoral norte do estado, a operação Retomada, que visa combater o tráfico de drogas na região. Foram cumpridos 16 mandos de busca e apreensão nas cidades de Cidreira, Imbé, Mariluz, Albatroz e Santa Teresinha.

A ação é coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), com o apoio das Delegacias de Cidreira, Imbé, Grupo de Operações Especiais (GOE), Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e policiais da operação Verão. Participaram 80 policiais, 20 viaturas e dois cães farejadores.

Na operação seis pessoas foram presas e apreendidos cerca de  34 kg de maconha, 100 gramas de crack, um revolver calibre .32 - com numeração raspada - , dinheiro e diversas munições, entre elas 40 cartuchos, calibre 45,16 cartuchos, calibre 16, quatro cartuchos, calibre 380, seis cartuchos, calibre 357, um cartucho, calibre 20, 339 cartuchos, calibre 556, 17 carregadores de diversos calibres, 66 cartuchos, calibre 12, cinco cartuchos, calibre 9mm, 15 cartuchos, calibre 2 ½, um silenciador, três acessórios para munições, quatro rádios comunicadores, uma balança de precisão, três coletes balísticos, três tijolos de maconha, pesando cerca de quatro quilos e uma tesoura.

Segundo o delegado Márcio Moreno, coordenador da operação, a ação visa prevenir e reprimir o crescimento da traficância durante a estação de verão, no litoral. "Recebemos denúncias anônimas e realizamos diversas investigações, realizadas pelas as equipes do Denarc, que estão na Operação Verão da Polícia Civil", relatou Moreno.

No curso da investigação, foi apreendido, na Tuca, na Capital, no dia 06/12, quando policiais lotados no litoral Norte, descobriram que um dos patrões do tráfico em Tramandaí, havia morrido. Na sequência, levantaram que a companheira e um comparsa assumiram o posto do traficante. "Através de informações, os polciais chegaram até uma casa na Tuca, zona Sul da Capital, que era utilizada de depósito de drogas". O produto era armazenado na residência e trazido aos poucos para a praia, de acordo com o delegado Thiago Firpo, que comandou o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão (MBA).

Na ocasião, um casal foi preso, apreendidos, três quilos de maconha, três coletes balísticos, sendo um deles da Polícia Civil, farta munição e vários carregadores de pistola, de diversos calibres. O grupo escondia parte da droga no forro da casa e a outra, dentro de uma geladeira (no momento da abordagem, tinha apenas resquícios de que o produto esteve na geladeira). Conforme os agentes, o eletrodoméstico era utilizado para conservar a qualidade da maconha. A outra parte do entorpecente foi localizada pelos cães farejadores no porão.

Já em outra ação, os policiais apreenderam cerca de 30 kg de maconha, que eram trazidos da Fazenda Vila Fialho, em Sapiranga, droga esta que seria distribuída em Capão da Canoa.

O diretor de Investigações do Denarc, delegado Heliomar Franco, disse que o marco inicial da chegada das equipes da especializada no litoral, com o resultado da operação demonstra a qualidade das investigações. "Pretendemos dar continuidade nos trabalhos, complementou Franco"
Fonte: Site da Polícia Civil do RS

Nenhum comentário: