Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 14

Tribunal anuncia mais medidas de combate à tortura


Indignado com mais uma denúncia de tortura a presidiários no sistema prisional capixaba, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, anunciou durante entrevista coletiva na tarde da última sexta-feira (11) que vai tomar providências mais contundentes contra a prática da tortura nos presídios capixabas.

“O ano de 2012 foi fechado com 355 denúncias recebidas por este Tribunal. Este ano, o Torturômetro já zerou duas vezes. Isso nos dá uma idéia de que a tortura está enraizada na cultura de algumas pessoas, que insistem em agredir, desrespeitar, desacatar e tratar com acinte o Judiciário, o Legislativo, o Executivo, à sociedade e a população”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, para, em seguida, acrescentar: “Já que eles insistem em continuar agindo, agora em plena luz do dia - referindo-se à tortura sofrida por 52 presos de Xuri, colocados nus sentados em um piso de cimento quente, por mais de duas horas -, estaremos a partir de segunda-feira (14) publicando no site do TJ o andamento de cada denúncia para que a sociedade possa acompanhar”.

O presidente do TJES revelou ainda que, se for preciso, levará os casos de tortura aos organismos internacionais.

“Também encaminharemos ofício à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SNDH), a todas organizações dos direitos humanos do País e ao Ministério Público Federal para que acompanhem todas as denúncias recebidas pelo Tribunal. O que está acontecendo aqui no Espírito Santo já virou um problema nacional. Se for preciso, iremos à ONU e à OEA”, admitiu o desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

O presidente lembrou que nem mesmo a criação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Tortura do Tribunal de Justiça está conseguindo frear a “fome” dos torturadores: “Precisamos deixar claro que qualquer pessoa que comete um crime tem que ser punida, conforme determinam as leis brasileiras. E posso garantir que a lei não prevê tortura.

A Comissão de Combate à Tortura do Tribunal tomou inúmeras medidas para acabar com esse tipo de barbárie, mas não conseguimos frear as ações dos torturadores”, lamentou Pedro Valls Feu Rosa.

 Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Nenhum comentário: