Pesquisar este blog

quarta-feira, novembro 13

Câmara analisa projetos de auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica

Com o objetivo de aperfeiçoar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), a Câmara dos Deputados está analisando duas propostas. A primeira (PL 6296/13, do Senado) garante auxílio financeiro de até seis meses para mulheres que precisem se afastar de seu local de trabalho por estarem sendo vítimas de violência doméstica. 

A proposta, que foi apresentada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, está pronta para ser votada no Plenário da Câmara. A inclusão do projeto na pauta foi pedida pela bancada feminina na semana passada. 

A coordenadora da bancada, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), lembrou que a Lei Maria da Penha, aprovada há sete anos, já é de conhecimento da maioria da população. A deputada afirmou, no entanto, que é preciso regulamentar alguns pontos para que a lei tenha os efeitos esperados. Jô Moraes citou o caso da comerciária goiana Mara Rúbia, que está cega devido à violência praticada pelo seu então marido e que, hoje, sem poder trabalhar, vive com a ajuda financeira de amigos.

Este projeto [PL 6296] imediatamente possibilitaria que ela recebesse um salário mínimo, em caráter temporário, até ter condições de sobreviver com seu filho de cinco anos, disse a deputada.

Acesso ao ensino 

A outra proposta (PL 5976/13, do deputado Márcio Macêdo - PT-SE) inclui as mulheres vítimas de violência doméstica entre os beneficiários com prioridade de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emego (Pronatec). 

O projeto está sendo analisado pela Comissão de Seguridade Social e Família. O relator na comissão, deputado Padre João (PT-MG), afirmou que a qualificação profissional das mulheres facilitará a conquista de sua independência financeira e as incentivará a denunciar seus agressores. Quando a mulher tem essa qualificação profissional, sua possibilidade de emprego, de ter autonomia, ela não fica refém. Há uma relação direta de fazer valer ainda mais a Lei Maria da Penha, disse o deputado. 

A primeira proposta está pronta para ser votada em Plenário. 

A outra ainda vai ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Nenhum comentário: