Pesquisar este blog

sábado, abril 12

Centro Universitário de Referência em Saúde e Direitos Humanos é inaugurado

A abordagem multidisciplinar é a principal característica do Centro Universitário de Referência em Saúde e Direitos Humanos, inaugurado nesta quarta-feira, 9, em Porto Alegre. Único no Rio Grande do Sul com vínculo acadêmico, o Centro de Referência é uma parceria entre a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA).

Supervisionados por professores, alunos de Direito da FMP e da Psicologia da UFSCPA vão colocar em prática no Centro o conhecimento adquirido em sala de aula. São eles que farão os atendimentos e sempre em dupla, um acadêmico do Direito e outro da Psicologia.

Durante a solenidade de inauguração do novo espaço, o Presidente da FMP, David Medina da Silva, destacou a necessidade de o conhecimento não ficar restrito ao âmbito acadêmico. “O conhecimento não pode ficar enclausurado nas instituições de ensino. Deve sair porta a fora e ser capaz de melhorar a vida das pessoas”, afirmou. De acordo com ele, as vítimas vão receber no Centro de Referência orientação jurídica e atendimento psicológico.

Por sua vez, o Coordenador Substituto do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Promotor de Justiça Mauro Souza, que representou o MP na solenidade de inauguração, disse que a UFSCPA é uma instituição de excelência na área médica no Rio Grande do Sul. “Os alunos poderão ter acesso a práticas de responsabilidade social e o conhecimento científico precisa melhorar a vida da nossa comunidade.”

O Vice-Reitor da UFSCPA, Luis Henrique Telles da Rosa, afirmou que a parceria entre as duas instituições de ensino irá resultar em um trabalho de extrema qualidade para a sociedade. “A colocação do projeto, segundo lugar nacional na seleção do Ministério da Educação, já mostra a importância e valorização da atividade que será oferecida”, apontou.

O Centro de Referência está localizado no 8º andar da sede da FMP (rua Cel. Genuino, 421) e funcionará das 12h às 18h.


Também estavam presentes na cerimônia o Vice-Presidente da FMP, Procurador de Justiça Cesar Luis de Araújo Faccioli; o Diretor da Faculdade de Direito da FMP, Procurador de Justiça Fábio Roque Sbardellotto; o Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público do Estado, Procurador de Justiça Luiz Inácio Vigil Neto; o Membro do Conselho Administrativo da FMP, Procurador de Justiça, Alexandre Lipp João; a Professora da UFSCPA e idealizadora do projeto, Helena Hubert Silva; a Professora da UFSCPA e uma das coordenadoras do projeto, Clarissa de Antoni; a Professora da FMP e UFSCPA e uma das coordenadoras do projeto, Ana Carolina da Costa e Fonseca; entre outras autoridades.

Fonte: Site do MP

Nenhum comentário: