Pesquisar este blog

sábado, abril 5

Ipea admite erro em pesquisa que apontou que maioria dos brasileiros apoiava ataques a mulheres

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou ontem (sexta-feira) que está errada a informação de que 65% dos brasileiros concordariam total ou parcialmente com a ideia de que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

 Na verdade, o percentual correto é 26%.

 Resultado de um levantamento divulgado pelo próprio Ipea na semana passada, o dado provocou polêmica em todo o país, levando até a presidente Dilma Rousseff a lamentá-lo publicamente, destacando que a sociedade brasileira ainda tem muito a avançar.

O erro levou o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Rafael Guerreiro Osorio, a pedir exoneração do cargo. Ele permanecerá no instituto como pesquisador, pois é servidor concursado. Em nota, o Ipea pediu desculpas e informou que a falha foi provocada por uma “troca de gráficos”, o que alterou os resultados de 4 dos 41 itens da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres.

” Para o instituto, porém, as conclusões do levantamento continuam válidas, uma vez que as respostas a outras questões não foram alteradas. Numa delas, 58,5% dos entrevistados afirmaram concordar com a ideia de que haveria menos estupros se as mulheres soubessem como se comportar.

Fonte: O Globo

Comentário meu: Mesmo que tenha havido o erro, mesmo que os números percentuais à indagação tenham diminuído, a pesquisa não altera a gravidade do que revelou. Restam ainda significativos 26% da população que entendem serem as mulheres merecedoras dos atos de violência em razão da forma como se vestem.  Esse número percentual aliado aos 58,5% dos entrevistados que afirmam concordar que haveria menos estupros 'se as mulheres soubessem se comportar' assusta por demais!

Nenhum comentário: