Pesquisar este blog

domingo, abril 13

XIII Exame da OAB: questões de Direito Processual Penal



Questões de Direito Processual Penal

1. A respeito do benefício da suspensão condicional da execução da pena, assinale a afirmativa correta:

a) Não exige que o crime praticado tenha sido cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa.
b) não pode ser concedido ao reincidente em crime doloso, exceto se a condenação anterior foi a pena de multa
c) somente pode ser concedido se não for indicada ou se for incabível  a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos
d) sobrevindo, durante o período de prova, condenação irrecorrível por crime doloso, o benefício será revogado, mas tal período será computado para efeitos de detração.

2. Carolina, voltando do Paraguai com diversas mercadorias que configurariam crime de contrabando, entra no país pela cidade de Foz do Iguaçu (PR). Em lá chegando, compra uma passagem de ônibus para a cidade de São Paulo e segue, posteriormente, para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, quando é surpreendida por policiais federais que participavam de uma operação de rotina na rodoviária. Os policiais, então, apreendem as mercadorias e conduzem Carolina à Delegacia Policial.
Na hipótese, assinale a alternativa que indica o órgão competente para proceder ao julgamento de Carolina:

a) a Justiça Federal de Foz do Iguaçu;
b) A Justiça Federal  do Rio de Janeiro;
c) A Justiça Federal de São Paulo
d) qualquer das anteriores, independentemente da regra da prevenção.


3. Felipe foi reconhecido em sede policial por meio de fotografia como o autor de um crime de roubo. O inquérito policial seguiu seus trâmites de forma regular e o Ministério Público  decidiu denunciar o indiciado. O oficial de justiça  procurou  em todos os endereços  constantes nos autos, mas a citação pessoal ou por hora certa foram impossíveis. Assim, o juiz decidiu pela citação por edital. Marcela, irmã de Felipe, ao passar pelo fórum leu a citação por edital e procurou um  advogado para tomar ciência das conseqüências de tal citação, pois ela também não sabe do paradeiro do irmão.

Diante da situação descrita, acerca da orientação a ser dada pelo advogado, assinale a afirmativa correta.

a) Felipe deve comparecer  em juízo, sob pena de ser processado e condenado sem que seja dada oportunidade para sua defesa;
b) se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo decretada a sua prisão preventiva de forma automática;
c) Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo determinada a produção antecipada de provas de forma automática, diante do risco do desaparecimento das provas  pelo decurso do tempo.

d) Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos e, se for urgente, o juiz determinará a produção antecipada de provas, podendo decretar a prisão preventiva se presentes os requisitos expressos no artigo 312 do CPP.

4. Em determinada ação penal privada, na qual se apura a prática dos delitos de calúnia e difamação, a parte não apresenta, em alegações finais, pedido de condenação em relação ao delito de calúnia, fazendo-o tão somente em relação ao delito de difamação.

Com relação ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

a) ocorreu a perempção em relação ao delito de calúnia;
b) não ocorreu a perempção em relação a nenhum delito;
c) ocorreu o perdão tácito em relação ao delito de calúnia;

d) Não ocorreu a perempção, mas sim, renúncia em relação ao delito de calúnia.

Nenhum comentário: