Pesquisar este blog

sábado, setembro 26

Alunos...ah, os alunos !

Eu posso me considerar uma professora de sorte. Eu realmente tenho alguns alunos maravilhosos, que tornam o meu ofício docente instigante e sempre animador. Nesse momento, nas universidades onde trabalho, tenho alunos muito heterogêneos, de idades e origens diferentes, com experiências e vivências distintas, e a proximidade com uns e outros tem me permitido observar como alguns são mesmo muito competentes.

Tenho acompanhado a produção intelectual de uns, na elaboração dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. E existem alguns que realmente me surpreendem pela qualidade do que estão a produzir. Por outro lado, nas disciplinas, quer teóricas, quer práticas, outros alunos se destacam, e se tornam especiais. Na disciplina de Estágio de Prática Processual Penal, por exemplo, a elaboração de algumas peças processuais pelos alunos demonstram capacidade, competência, habilidade, dedicação e conhecimento ímpares. Percebo esforço e dedicação no que produzem.

Também nas disciplinas mais dogmáticas, a atuação dos alunos participando das atividades propostas como fixação de conteúdos, através de pesquisa doutrinária e jurisprudencial, evideciam que muitos realmente estão dispostos a obter uma boa formação. E isso anima. Faz perceber que os esforços que realizo no desempenho do meu mister são bem aproveitados. E por isso transformo em palavras esse meu sentimento, traduzo em expressões o meu ânimo, e divido com todos, para que cada um perceba que, se assim o desejar, também pode ser tornar um aluno, digamos, especial.

Vou voltar a esse assunto. Ainda quero dizer mais alguma coisa sobre esse tema.

Nenhum comentário: