Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 15

Dia 15 de outubro... Dia do Professor!

Solicitei à “comandante” desse blog que hoje me cedesse espaço. Fiz isso para – em nome dos alunos que o acessam (embora sem procuração outorgada) – agradecê-la pela iniciativa de criar esse ambiente, e também, a fim parabenizá-la por essa data. Que é dela. Que é de todos os professores! 

A importância dos professores não se restringe à formação intelectual dos alunos. Refere-se, também, à formação humanística e emocional de cada um deles, de cada um de nós. Afinal, desde as primeiras séries escolares as “tias da escolinha” são nossos referenciais quando estamos longe de nossas mães. Depois, quando nos tornamos adolescentes, não raro, são eles quem nos ensinam a arte de conviver com pessoas das quais não gostamos, vez que, queiramos ou não, aquela professora insuportável vai nos acompanhar até o final do ano, e mais, vamos fazer de tudo para não sermos reprovados na matéria dela, pois senão, “ano que vem tem de novo..."


Assim, mesmo aqueles que julgamos tenham sido nossos piores professores, foram importantes em nossas vidas e nos deixaram alguma lição, talvez tenham nos marcado menos do que aqueles com os quais nos afinamos, aqueles que nos fizeram ter prazer em estudar e, quem sabe até, tenham nos feito ficar apaixonados por determinada disciplina ou profissão. Mas, sem dúvidas, todos foram significativos e merecem sempre o nosso respeito e, hoje, em especial, os nossos cumprimentos! 

Devemos cumprimentá-los, pela coragem de, diariamente, se exporem aos nossos olhares curiosos e críticos, no momento em que assumem seus postos na sala de aula e – frente aqueles 20, 30... 60 pares de olhos – tentam nos transmitir seus conhecimentos. Cada um tem uma forma de buscar essa transmissão, isso é certo, mas todos eles tentam.

Nossos professores têm a difícil missão de apontar nossos erros e de nos mostrarem onde devemos melhorar. Além de, ao final, emitirem uma avaliação a nosso respeito, sem que com isso fiquem parecendo arrogantes ou prepotentes.

Os nossos professores devem ter pulso firme para manterem caladas aquelas “fifis” que insistem em colocar o papo em dia durante a aula, sem que isso os faça parecerem carrascos, amargos e sem amigos, pois, só alguém que não tem amigos é incapaz de entender a dificuldade de não fofocar durante a aula.

Nossos professores precisam nos transmitir verdades e – talvez também, algumas inverdades – a respeito de assuntos que, muitas vezes, não temos o menor interesse em conhecer, mas precisamos saber; nossos professores agem, conosco, convictos de que estão acertando, pois assumiram o desafio de construírem seres humanos.

E tu, Ana, procuras cumprir esse teu desafio de um modo muito peculiar, pois és incansável na busca pelo aperfeiçoamento das tuas práticas docentes e estás sempre disposta a te aprimorar, para melhor atender aos nossos anseios de futuros profissionais. 

Esse blog, inclusive, é um exemplo disso, e é por essa razão que registrados os meus agradecimentos – que outras vezes já te despendi –, agora, também em nome de todos os leitores que por aqui passam, e fazem aquele contador de visitas “correr”, pois isso é sinal de que teu trabalho e dedicação vêm sendo apreciados por cada um de nós!

Muito obrigada e parabéns pelo dia que é teu!
Carolina Cunha.

Meu comentário: Embora a Carolina tenha pedido licença a "comandante" (teria algo subliminar nesta expressão?) deste Blog para cedência do espaço, não precisaria te-lo feito. Esse Blog pretende ser, desde a sua criação, de construção conjunta. Por isso, as contribuições são bem-vindas. Obrigada, Carolina.
Ana Cláudia

Nenhum comentário: