O protagonismo do professor é fundamental no desenvolvimento da sua atividade na universidade. Como essa instituição é caracterizada por ser formativa não se pode menosprezar o papel do docente, por óbvio.
Variadas são as ocorrências que podem estabilizar, ou desestabilizar as condições de funcionamento do docente. E seu desempenho, certamente, está na razão direta dessas circunstâncias.
Independentemente disso muito se espera dos professores universitários. Eu tenho buscado em meus estudos evidenciar quais seriam essas esperas. O que pensam os alunos sobre isso? O que refletem os professores a esse respeito? O que cogitam as pessoas de modo geral sobre esse tema?
Por isso resolvi utilizar o Blog para fazer a seguinte indagação:
O que de fato se espera de um professor da Universidade?
A partir de hoje e até o próximo domingo você está convidado a responder a indagação acima. Dê a sua contribuição clicando no link "comentário" e postando a sua resposta. As réplicas serão publicadas em um post na segunda feira, dia 17 de maio. Eu ficarei grata por sua participação. Abraço.
Ana Cláudia
______________________________
2 comentários:
Somente um professor que ama e conhece por inteiro a matéria que está comprometido a lecionar é capaz de provocar no aluno o interesse que, consequentemente, desperta a vontade de estudar pra aprender cada vez mais.
A responsabilidade com horários também é algo que se espera de um professor universitário; professor que falta e se atrasa sem fundado motivo, não pode esperar ser levado a sério.
Acho legal o teu interesse de manter contato com os alunos via orkut, twitter, blog, facebook...
A comunicação através de posts que contenham assuntos pertinentes com matérias vistas na sala de aula, a solução pelos meios virtuais de dúvidas que ocorrem durante o estudo ou, até mesmo, a publicação de artigos que versem sobre temas de Direito, aproximam aluno e professor e possibilita que a matéria saia da sala de aula, somente, e faça parte do nosso cotidiano.
O que se espera de um professor universitário não é muito diferente do que se espera dos professores de quaisquer outros graus e se resume a uma única palavra: comprometimento.
Um professor comprometido com seu mister sabe que precisa se manter atualizado quanto aos assuntos sobre os quais trata em sala de aula e que, ainda assim, quando expuser seus conhecimentos, como não estará falando para máquinas, mas para pessoas que estão diante dele ansiosos por aprender e conhecer, poderá ter que ir além do que ele pretendia e "rebolar" para respoder as perguntas mais complicadas. (e no fundo ele fica orgulhoso pelo entusiasmo e dedicação do "perguntador");
O professor comprometido é aquele que preenche o tempo de aula com atividades pertinentes; que não se ausenta injustificadamente e que nos faz ter certeza de que se ele está na sala de aula, TEM aula;
Do professor comprometido a gente não escuta a frase "esses alunos não querem nada com nada", a gente escuta "meus alunos demonstram entusiasmo diante novas propostas pedagógicas que eu lhes apresento";
Quem se compromete em ensinar se compromete também em eleborar boas provas e torce para que todos seus pupilos "gabaritem", afinal de contas, essa é a maior prova de que as aulas valeram a pena.
Quem se compromete em ser professor deixa de ser apenas um formador e passa a ser um transformador!
Postar um comentário