Pesquisar este blog

sábado, junho 26

Um ótimo final de semana

Hoje o dia começou cedo para mim: 03h27m, toque do telefone rompe o silêncio da madrugada. Sono interropido - que eu tanto precisava para embarcar com destino a Porto Alegre, às 05:00, descansada de uma semana não menos atribulada. Eu tinha de estar em sala de aula, as 08:30, para tratar sobre crimes praticados no trânsito (diga-se, na direção de veículo automotor).

Telefone que toca de madrugada sempre assusta. E realmente a notícia não era das melhores. De todos os males, contudo, o menor: filho assaltado, carro roubado. Logo a seguir encontrado, em capotagem numa das vias aqui da cidade. Realizados os trâmites policiais, prestado o auxílio paterno e materno que nessa hora se faz necessário, parti rumo a Porto Alegre, mais cedo do que esperava, e mais cansada do que pretendia.

Para a aula na pós havia escolhido dois temas específicos: homicídio praticado na direção de veículo automotor por condutor embriagado - dolo eventual versus culpa; e a análise do artigo 306 da Lei 9503/97, no que toca à alcoolemia, prisão em flagrante, fiança, apreensão do veículo, princípio da ofensividade, crime de perigo abstrato, aplicação do princípio do nemo tenetur se detegere (não autoincriminação).

A discussão foi proveitosa e interessante. O grupo de alunos - integrado por advogados, defensores públicos e delegados de polícia (federal e estadual) - tornaram o diálogo da manhã extremamente rico.

Missão cumprida, retornei a Pelotas. E iniciei a maratona de correção de provas, preparação de outras, leitura de Tccs, fechamento de notas, tudo aquilo que ocupa a 'vida' de um professor em final de semestre.

E, por isso tudo, o blog ficou devendo novidades hoje. E é possível que assim suceda durante todo o final de semana.

Prometo, contudo, um mínimo: reflexão domingueira amanhã, e alguma postagem interessante no intervalo das atividades que descrevi acima, e que me tomarão o tempo no resto do sábado e no domingo.
Um ótimo descanso para todos os leitores,

Abraço,

Ana Cláudia

Nenhum comentário: