Pesquisar este blog

domingo, março 20

Caso Daer: negado pedido de liberdade do ex-coordenador Paulo Aguiar


Envolvido no escândalo dos pardais, Paulo Aguiar foi preso na última sexta-feira

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-coordenador dos Sistemas Eletrônicos de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), Paulo Aguiar. Ele foi preso na noite da última sexta-feira, na cidade Tupanciretã, Rio Grande do Sul.

Neste domingo, o advogado Daniel Gerber ingressou com o pedido de liberdade, mas, segundo ele, o habeas corpus foi negado. Na segunda-feira, o pedido será distribuido para um desembargador que vai avaliar o mérito do habeas corpus, o que pode levar algumas semanas.

Flagrado em uma investigação da RBS TV usando as instalações do departamento para negociatas, ele se apresentou na delegacia de polícia (DP) do município onde nasceu horas depois de a Justiça ter decretado sua prisão preventiva. Aguiar foi encaminhado ao Presídio de Júlio de Castilhos.

Suspeito de fraude em licitações envolvendo a contratação de serviços de lombadas e pardais, Aguiar foi à DP espontaneamente, acompanhado de um irmão, por volta das 20h15min de sexta. O servidor, que teve exoneração anunciada pelo governo do Estado, foi ouvido pelo delegado Alexandre Silva Pereira Souza por cerca de 40 minutos.

O pedido de prisão preventiva foi feito pelo Ministério Público. A justificativa do promotor Tiago de Menezes Conceição, da promotoria especializada em crimes licitatórios, é de que a reportagem veiculada no programa Fantástico no domingo passado revelou que Aguiar é reincidente em fraudes, após já ter sido denunciado em 20 de dezembro na 5ª Vara Criminal de Porto Alegre por peculato e crimes licitatórios envolvendo a empresa Engebras, que fabrica controladores.
Fonte: Site Zero Hora

Nenhum comentário: