Pesquisar este blog

sexta-feira, outubro 28

Investigação foi tema de evento do MP em Bento Gonçalves


 A investigação foi o tema escolhido pela Administração Superior do Ministério Público para o evento que reuniu Promotores e Procuradores de Justiça de todas as áreas da Instituição. O objetivo do encontro, que ocorreu de 26 a 28 deste mês, em Bento Gonçalves, foi consolidar entendimentos, procedimentos e refletir sobre os limites éticos e garantias individuais no que se refere à investigação, essencial instrumento de atuação do MP, tanto na área cível quanto criminal.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, a intenção da Administração Superior foi abrir um espaço para que os membros da Instituição buscassem juntos formas e métodos para qualificar ainda mais os processos de investigação do Ministério Público. "Por isso, decidimos fazer um encontro que privilegiasse a troca de informações”, explicou Veiga.

Durante todo o evento, organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/RS, Promotores e Procuradores de Justiça apresentaram casos bem sucedidos de investigações na área criminal, da improbidade, meio ambiente e infância. Os Promotores que atuam no Núcleo de Inteligência do MP e nas Forças-Tarefas de Combate aos Jogos Ilícitos e dos Crimes contra Ordem Tributária também palestraram. No último dia do encontro, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, David Medina da Silva, apresentou o novo Sistema de Investigação Criminal. O SISCrim tem como objetivo racionalizar as investigações no âmbito do Ministério Público, integrando as diferentes áreas e primando pelo planejamento na gestão dos trabalhos.

“Fizemos uma reunião de trabalho, de aprofundamento de temas fundamentais para a Instituição”, avaliou o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles ao final do encontro. Segundo ele, a investigação dos agentes do Ministério Público já está consolidada e entra agora em nova fase, que requer o aprimoramento dos seus instrumentos, processo que deve ser constante.

Fonte: Site do MPRS

Nenhum comentário: