Pesquisar este blog

domingo, maio 27

Exame da OAB: segunda questão de D. Penal



Pitagoras foi definitivamente condenado, com sentença penal condenatória  transitada em julgado, à pena de 6 (seis) anos de reclusão a ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto. Cerca de quatro meses após o início do cumprimento da pena  privativa de liberdade sobreveio nova condenação definitiva, desta vez à 3(três) anos de reclusão no regime inicial aberto, em virtude da prática de crime anterior. Atento ao caso narrado, bem como às disposições pertinentes ao tema, presentes tanto no Código Penal quanto na lei de execuções penais, é correto afirmar que:

a) Pitágoras poderá continuar a cumprir a pena no regime semiaberto;
b) Pitágoras deverá regredir ao regime fechado;
c) Pitágoras deverá regredir de regime porque a nova condenação significa cometimento de falta grave;
d) Prevalece o regime isolado de cada uma das condenações, devendo-se executar primeira a mais grave.

2 comentários:

Adri disse...

Professora, pode me explicar porque essa B é a resposta correta? Obrigada pela atenção.

Ana Cláudia Lucas disse...

Adri,

A resposta se justifica em face do que dispõem os artigos 110 e 111 da LEP. Quando há condenação por mais de um crime, no mesmo processo ou em distintos, a determinação do regime será feita considerando o resultado da soma ou unificação das penas, observando, também, quando for o caso, as situações de detração ou remição (que não cabem nesta questão).
Assim, como houve condenação por um crime a 6 anos e, noutro, a 3, a soma das penas é 9 anos. Assim, conforme artigo 33 e seus parágrafos (regra para aplicação dos regimes), sendo a pena fixada em patamares superiores a 8 anos - que é o caso - deve cumprir a pena em regime inicial fechado.