Pesquisar este blog

sexta-feira, junho 1

O bom exemplo de um juiz gaúcho



Magistrado do Júri iguala assentos  da promotoria e defesa



Juiz Volnei Coelho (C) colocou acusação (E) e defesa (D) no mesmo plano(Foto: Eduardo Osorio)

O Juiz Volnei dos Santos Coelho, do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri da Capital, inovou ao alterar as posições dos participantes do julgamento, colocando acusação e defesa no mesmo plano. A nova disposição está sendo adotada pelo magistrado desde a última segunda-feira (28/5).

Tradicionalmente, o Juiz que preside o Tribunal do Júri ocupa o assento mais alto da bancada e, à sua direita, a Promotoria, responsável pela acusação. O defensor fica mais afastado da bancada, junto ao réu. Na nova configuração, o magistrado reservou ao Advogado o assento à sua esquerda.

Para o Juiz Volnei Coelho, a medida busca igualar acusação e defesa, mostrando aos jurados que tanto o integrante do Ministério Público quanto o defensor devem ser tratados e levados em consideração da mesma forma. Explica que o Júri é repleto de simbolismos. Portanto, o fato de o Promotor ficar mais próximo do magistrado poderia gerar uma preponderância da fala da acusação em relação à defesa.

O magistrado ressalta que, nos julgamentos do Júri, Ministério Público e defensor são partes naquele momento, cada qual tentando convencer os jurados e, por isso, tem que estar em equidade de posições. Igualando ambos, se tiraria essa possibilidade de influência, se é que existe, mas, na dúvida, pela plenitude da defesa, a alteração se justifica, concluiu o magistrado.

Até o momento, a nova disposição está sendo adotada somente no 1º Juizado da 1ª Vara do Júri da Capital, cujo titular é o Juiz Volnei Coelho.

Fonte: Site do TJRS

Sobre o tema, leia: A geografia do plenário do tribunal do júri de Pelotas

Comentário meu: É muito reconfortante noticiar no Blog essas iniciativas. São esses magistrados que me fazem acreditar na justiça. Parabéns Dr. Volnei Coelho por sua atitude à frente do 1º Juizado da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Alegre. Sua postura evidencia a sua compreensão sobre os verdadeiros protagonismos daqueles que têm o dever de promover e administrar  a justiça.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Promotora, embora lhe tenha sido assegurado o direito de posicionar-se do lado direito do Magistrado, não parece estar muito contente com a mudança.
Ao menos é o que me parece pelo semblante.

Rodrigo disse...

Na verdade isso me parece uma questão cultural, onde o promotor ora algoz, não admite estar em um mesmo patamar que o advogado de defesa. Espero que posições semelhantes sejam adotadas nos demais tribunais, não apenas no sul ms sim no Brasil.