Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 4

Crimes de homicídios têm resolução de 68,9% com a Força Tarefa


Força Tarefa de Enfrentamento de Homicídios elucida no 1º trimestre 68,9% dos crimes de homicídios. Tal índice de resolução dos homicídios supera o índice dos Estados Unidos, que é de 65%. Em comparação com os dados dos meses de junho, julho e agosto de 2011, a partir da implantação da Força Tarefa em nove centros urbanos, houve o aumento de 91% no esclarecimento nos casos de homicídio com a indicação de autoria conhecida e materialidade, permitindo a punição do autor pelo Estado.

A Força Tarefa foi criada em 1º de junho de 2012, com duração de 120 dias, onde foram empregados nove delegados de polícia, um em cada cidade, e 72 agentes, oriundos do interior do Estado, oito em cada cidade.

Nos municípios de Guaíba, Gravataí, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas, onde foi implantada a Força Tarefa, as delegacias passaram a atender somente os crimes de homicídio. Os outros crimes que estavam sendo investigados por aquelas DPs, ainda permanecem sob sua tutela.

Com isto possibilitou que no momento da ocorrência do crime de homicídio, uma equipe da Delegacia fosse deslocada imediatamente ao local de crime e já iniciasse os primeiros procedimentos investigatórios qualificados, trazendo mais agilidade na elucidação da autoria.

Com o término da Força Tarefa, e diante do alto índice de resolução dos crimes de homicídio, a Chefia de Polícia irá, a partir de outubro, após a nomeação dos alunos da Acadepol, lotá-los nestas delegacias. Esta medida permite que se tenha solução de continuidade na resolução dos crimes de homicídios.

Além destas delegacias ainda será implantado uma Delegacia de Homicídios em Canoas e outras quatro na Capital, que funcionarão nos mesmos moldes já criados e implementados nas Delegacias, onde foi implementada a Força Tarefa.

Com a implementação das quatro delegacias de Porto Alegre, todos os crimes de homicídios serão atendidos por elas, de acordo com sua circunscrição. As Delegacias de Investigação de Homicidios, do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DHD/Deic) ficarão trabalhando apenas com o passivo, ou seja, os crimes que já estão sendo investigados pelas DHDs.

Fonte: Site da Polícia Civil do RS

Nenhum comentário: