Pesquisar este blog

quarta-feira, outubro 3

MP denuncia 49 por esquema de compra de votos no Norte do RS



Candidatos aparecem oferecendo dinheiro e favores em gravações.
Entre 49 denunciados, estão os dois candidatos a prefeito e os vices.
  
O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou 49 pessoas na esfera criminal – por crimes como formação de quadrilha, peculato, entre outros – e 15 pessoas na esfera eleitoral por esquema de compra de votos no municípios de São José do Ouro, no Norte do estado. Entre os denunciados estão os dois candidatos a prefeito (um deles é o atual vice-prefeito), os dois candidatos a vice-prefeito e um candidato a vereador, além de eleitores e secretários municipais envolvidos no esquema.

Os dois candidatos são suspeitos de envolvimento de compra de votos no município de quase 7 mil habitantes que fica a 406 quilômetros de distância de Porto Alegre. As informações da operação Voto Limpo foram detalhadas na tarde desta quarta-feira (3). Segundo o MP, o esquema de compra de votos e uma série de outros crimes foi comprovado a partir de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Foram feitas mais de 300 gravações, nas quais candidatos e membros da administração municipal aparecem comprando votos em troca de pequenos favores ou a promessa de cargos públicos.

“Eu nunca vi nada parecido na minha carreira. Nas gravações, são oferecidos vale-gás, vale-combustível, consultas médicas, exames de ressonância magnética, dinheiro para cá e para lá. Tem de tudo o que se possa imaginar”, afirmou o subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais, Marcelo Dornelles.

Entre as gravações obtidas pelo MP, também aparece um policial civil que é candidato a vereador. Ele promete a obtenção de uma carteira de motorista em troca de voto. Também chama a atenção na escuta a compra de votos por pequenos quantias, como duas caixas de cerveja e um bolo de dois quilos para uma festa de aniversário.

Segundo a promotora de São José do Ouro, Bianca de Araújo, a eleição do próximo domingo, dia 7 de outubro, está mantida no município por não haver tempo hábil para julgamento. “Os denunciados já estão recebendo as notificações. A partir disso, esperamos a cassação dos candidatos, em razão das provas robustas que temos, e a condenação dos denunciados por crimes comuns”, afirmou.

Fonte: Site G1 RS

Nenhum comentário: